Filmes e séries

QUARTA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Sem critério

Globo corta seios de Estela após exibir nudez de Helena em Mulheres Apaixonadas

Emissora vem excluindo cenas emblemáticas de novela das nove em Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 03/11/2023

A Globo segue passando a tesoura em Mulheres Apaixonadas de maneira incoerente. Há um mês, a emissora exibiu, sem cortes de nudez, a sequência de transas entre Helena (Christiane Torloni) e César (José Mayer). Se os seios da protagonista foram ao ar em plena tarde, o mesmo não ocorreu na cena emblemática em que Estela (Lavínia Vlasak) se molha com roupa branca e enlouquece padre Pedro (Nicola Siri), exibida nesta sexta-feira (3).

Na novela das nove, a socialite se atrapalha com uma torneira e fica completamente encharcada. Padre Pedro, sem camisa, tenta socorrer a pretendente, mas também acaba molhado. Enquanto se seca, ele fixa o olhar para a peça branca de Estela, que ficou transparente com os seios à mostra.

Na reprise de Vale a Pena Ver de Novo, subentende-se que Pedro observa Estela seminua pelo desvio em seu olhar, mas os seios foram cortados da cena original. Nem a música Imbranato, de Tiziano Ferro, se salvou da tesoura.

Anteriormente, a Globo havia eliminado o atentado homofóbico de Margareth contra Rafaela (Paula Picarelli) no mesmo capítulo em que Helena e César transaram sem cortes. Em julho, a surra de cinto de Carlão (Marcos Caruso) em Dóris (Regiane Alves), que maltrata os avós, de maneira tosca.

Embora a classificação indicativa por vinculação horária não exista mais (permitindo cenas pesadas à tarde, por exemplo), a Globo tem adotado o bom senso nas reapresentações, nem que para isso precise editar a cena de Estela e padre Pedro ou, pelo mesmo motivo, desfigurar a abertura de Mulheres de Areia. Contudo, se a nudez de Helena pôde ir ao ar, por que a de Estela não?

Procurada pela coluna para explicar os cortes em Mulheres Apaixonadas, a emissora não convenceu ao alegar “ajuste da grade de programação”: “Não há nenhuma novidade, o planejamento de todas as reprises prevê edições e ajustes. É uma estratégia permanente para ajustar às necessidades e alterações de grade”, informou a Globo por meio de seu departamento de comunicação.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade