Novo quadro do Bem Estar mostra como a depressão pode ser superada com a ajuda da dança

Publicado há 3 anos
Por Endrigo Annyston
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tristeza, apatia, angústia, medo, falta de vontade de sair da cama. Esses são alguns dos sintomas da depressão, doença que mais provoca incapacidade laboral no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e que vem crescendo ano após ano no Brasil. É por isso que, nesta quinta-feira, dia 27, o ‘Bem Estar’ apresenta uma novidade: no novo quadro ‘Quem Dança Seus Males Espanta’, Fernando Rocha encara o desafio de se integrar a um grupo de pessoas com histórico de depressão e que estão ensaiando um espetáculo de dança criado por Ivaldo Bertazzo.

Depois de ver alguns de seus alunos enfrentarem graves situações por conta da doença, o coreógrafo e pesquisador decidiu usar a dança como método para auxiliar quem está nessa batalha. “Fui fazer um estudo sobre essas questões e vi que, quando a pessoa está mais angustiada, tendo sensações físicas provocadas por isso, ela perde a percepção de tempo e espaço, e o trabalho que faço atende muito isso. Acontece um bloqueio cognitivo muito grande. Então, fazer os ossos vibrarem, ter a fricção na pele e trabalhar a respiração são muito importantes nesse momento”, explica Bertazzo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com o processo de inscrição aberto, 1100 pessoas com o histórico de depressão se candidataram e cerca de 40 foram selecionadas. Fernando Rocha, embora não tenha esse diagnóstico, topou enfrentar mais esse desafio. “A coisa que eu menos sei fazer é dançar! No programa, a gente sempre associa a dança ao bem-estar, então, entrei nessa para vivenciar a experiência com essa galera”, conta o apresentador.

Até outubro, quando o grupo apresentará o espetáculo em São Paulo, o ‘Bem Estar’ apresentará de um a dois episódios ao longo das semanas, revelando os ensaios, as dificuldades, as histórias dos participantes e ensinando o que a dança traz de melhor para essas pessoas.

O ‘Bem Estar’ vai ao ar de segunda a sexta, após o ‘Mais Você’.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio