Xô, Gordofobia

Babu Santana e Luana Xavier reagem a críticas na web em combate ao preconceito

Filme da Novo Nordisk faz parte do movimento “Saúde Não Se Pesa”, para conscientização sobre a obesidade e seus problemas

Publicado em 04/03/2022

Nesta sexta-feira (4), Dia Mundial da Obesidade, Babu Santana e Luana Xavier fizeram parte de um experimento importante.

O ator e a atriz foram convidados pelo Laboratório Novo Nordisk para registrar suas reações ao ler comentários preconceituosos direcionados a eles nas redes sociais.

Com esses chamados “reacts”, as celebridades trouxeram um alerta sobre combate à intolerância e ao preconceito.

O resultado é um filme publicitário que faz parte da campanha Saúde não se Pesa.

Na produção, Babu e Luana lêem mensagens ofensivas em relação ao seu peso.

O filme pode ser assistido aqui.

Babu
O ator Babu Santana faz react sobre comentários preconceituosos na internet Foto Divulgação


A agência Ogilvy Brasil é idealizadora do conceito O Padrão Que importa é A Saúde, que se desdobra em conteúdos especiais também em parceria com a CNN (série documental) e na Globo (no programa Bem Estar).

Ações deste tipo são chamadas “branded content”.


Luana Xavier já inclusive estrelou outra campanha para o laboratório Novo Nordisk.

Campanha

Durante participação em um programa de TV, por exemplo, Babu foi vítima de inúmeras críticas.

Em voz alta, ele repete uma delas – “A obesidade do Babu é falta de exercício e muita comida” -, evidenciando o preconceito e desconhecimento de parte da população.

Como forma de esclarecer as reais condições e necessidades de uma pessoa com obesidade, Luana traz um testemunho pessoal sobre parte de sua jornada em busca do único padrão que importa: a saúde.

A atriz reforça no filme que são comuns essas críticas relacionadas à estética, mas é importante lembrar que a obesidade é uma doença crônica e precisa de acompanhamento contínuo.

Não se trata apenas de cortar excessos, uma vez que outros fatores devem ser considerados.

A conversa, que tem como principal objetivo a conscientização das pessoas, será desdobrada nas redes sociais, onde Babu e Luana desmistificam mais mitos, com informações úteis para o combate ao preconceito.

Reforçando esse posicionamento, a Novo Nordisk levará o debate também para a TV, em uma pauta especial no programa Bem-Estar, na TV Globo.

Também, uma série documental abordando novas formas de tratamentos e depoimentos de médicos especialistas em obesidade será exibida na CNN. O conteúdo foi coproduzido em parceria com o canal de TV paga.

Desde que lançamos o conceito ‘o padrão que importa é o da saúde’, em 2020, temos evoluído as discussões sobre obesidade para além do ponto de vista simplista relacionado ao excesso de comida. Por meio de depoimentos proprietários de quem vive na pele o preconceito por uma condição de saúde, criamos uma campanha de conscientização sobre preconceito. Com conhecimento e esclarecimentos, podemos contribuir para que as pessoas tenham o tratamento e respeito adequados”, ressaltam Rafael Figueiredo e John Bogea, diretores de criação da Ogilvy Brasil.

A obesidade e o sobrepeso aumentam os riscos de mais de outras 200 doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono e problemas no fígado”, informa Monica Reis Palmanhani, médica endocrinologista e gerente médica de Obesidade da Novo Nordisk.

É necessário romper com estigmas que colocam o paciente como culpado pela situação. A principal causa da doença está relacionada à genética e à história familiar, entre outros fatores. Um tratamento multidisciplinar é essencial para manter a doença sob controle e melhorar a qualidade de vida. Essas pessoas precisam manter seu tratamento a longo prazo com alimentação equilibrada, exercícios físicos, apoio psicológico e medicação quando indicada pelo seu médico”, completa a endocrinologista.

Além do filme, o Saúde Não Se Pesa conta com site com conteúdo informativo para orientar o público sobre a doença e seu tratamento.

FICHA TÉCNICA

Agência: Ogilvy Brasil

Campanha: Saúde Não se Pesa – 2022

Cliente: Novo Nordisk

CCO: Felix Del Valle

ECD: Ricardo Leme Lopes, Samir Mesquita

Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella

Direção de Arte: John Bogea, Mateus Maziero

Redação: Rafael Figueiredo, Dener Generoso

Head of Social/ECD: Gabriel Araujo

Social Strategist Leader: Sergio Avila

Diretor de Criação: Ale Parme

Senior Social Strategist: Felipe Casas

Community Manager: Vinicius Rulo

Redator: Matheus Hoffmann e Gabriel Arede

Diretor de Arte/Motion: André Queiroz, Douglas Zacharias e Vinicius Montes

Social Operations Manager: Luis Velloso

Diretora de Atendimento/Operações: Denise Caruso

Diretora de Conta: Priscilla Gonçalves

Atendimento: Jeniffer Leana

Head de Planejamento: Thais Frazão

Diretor de Planejamento: Roberto Vianello

Produtora de RTV: Gabriela Chineze

Head de produção: Juliana Henriques

Diretora de Mídia: Silvia Tajiki

Supervisora de Mídia: Aline Silva

Gerente de Mídia: Yasmim Gonçalves

Produtora: Academia de Filmes

Diretor: Fernando André

Assistente de Direção: Fernando Haddad

Direção de Fotografia: Wilson Velasco

Atendimento: Duda Marujo

Produtor: Fernando Leite

Assistente de Produção: Vitoria Casadem

Coordenador de Produção: Duda Marujo

Finalizador: Duda Marujo

Montador: Bruno Chiosia

Produtora de Áudio: Carbono Sound Lab
Produtor Musical / Trilha: Zé Godoy
Desenho de Som: Ricardo Wey
Coordenação: Esther Ferreira e Lupa Mabuze
Atendimento: Gabi Takan, Amanda Ricciardi e Juliana D’Alcantara

Elenco: Luana Xavier e Babu Santana

Aprovação Cliente: Stella Fumaggi, Ricardo Castellani e Eliene Costa

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