REI DO FUTEBOL

Morre Pelé, o maior jogador de todos os tempos, aos 82 anos em São Paulo

Ex-atleta lutava contra um câncer de cólon

Publicado em 29/12/2022

Nesta quinta-feira (29), faleceu o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes Nascimento, conhecido pelo público brasileiro como Pelé, aos 82 anos de idade. O ex-atleta estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 28 de novembro, para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

De acordo com o G1, Pelé havia tido uma piora em seu estado de saúde no dia 22 deste mês, quando os médicos divulgaram que o paciente teve uma progressão em seu câncer, necessitando de atenção referentes às disfunções renal e cardíaca.

Em seu último texto publicado no Instagram em 17 de dezembro, Pelé falou sobre a derrota do Brasil na Copa do Mundo do Catar e destacou que a vida é sempre feita de recomeços.

“A vida é oportunidade. O que fazemos com ela cabe a cada um de nós. Acertamos e erramos. Na vitória, recebemos a celebração. Na derrota, o aprendizado. A vida sempre é generosa e oferece novos recomeços. A cada dia que passa, iniciamos um novo caminho. E neste ciclo, alimentamos sonhos que nunca morrem, independente dos tropeços da jornada”, afirmou o eterno rei do futebol.

Pelé entrou para o Santos Futebol Clube aos 16 anos de idade, marcando 1091 gols defendendo a camisa do time alvinegro. O jogador é, até hoje, o mais novo da história a conquistar o título de campeão mundial de uma Copa do Mundo, ao levantar a taça de campeão com apenas 17 anos e 8 meses, na edição de 1958, na Suécia.

Ao todo, Pelé conquistou três títulos mundiais defendendo a camisa da seleção brasileira: Copa da Suécia (1958), Copa do Chile (1962) e Copa do México (1970). Já pelo time da baixada, o rei do futebol conquistou 27 títulos dentre troféus nacionais e estaduais.

Em 2005, Pelé protagonizou um dos maiores encontros de todos os tempos, ao ser entrevistado na estreia do programa de Maradona, La Noche del Diez, que ia ao ar nas noites de segunda-feira no canal argentino Trece. Na ocasião, os dois atletas rivalizados pela mídia como os melhores futebolistas de todos os tempos, falaram sobre vida pessoal e a rivalidade sobre qual dos dois realmente merecia o ‘trono’ dos gramados.

Com Pelé frente a frente com Maradona, o talk show estreou com 29,6 pontos de audiência na Argentina, chegando a atingir 40 pontos de pico durante a exibição do bate-papo entre os dois ex-jogadores. O aguardado encontro entre os grandes ídolos do futebol, acabou gerando repercussão em toda a imprensa mundial.

Pelé e Maradona
Pelé e Maradona

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade