Franz Vacek comemora dois anos como superintendente de Jornalismo e Esportes da RedeTV!

Publicado em 04/08/2016

Há dois anos, Franz Vacek assumia o desafio de ser o novo superintendente de Jornalismo e Esportes da RedeTV!, após anos de atuação como o primeiro correspondente internacional da emissora.

Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Franz Vacek iniciou sua carreira na televisão em emissoras como TV Cultura e TV Unifesp, onde ganhou prêmios por suas séries e reportagens especiais. Em 2005, passou a fazer parte da equipe de jornalismo da RedeTV!, inicialmente como repórter em São Paulo. Em 2008, tornou-se o primeiro correspondente internacional da RedeTV!, fixando residência em Paris para cobrir os principais acontecimentos na Europa, África e Oriente Médio.

Como correspondente internacional, o jornalista realizou inúmeras coberturas importantes. Ainda em 2008, cobriu com exclusividade para a televisão brasileira o encontro entre o presidente Lula e o Papa Bento XVI. Em janeiro de 2010, após o terremoto que devastou o Haiti, o jornalista percorreu o país de norte a sul para mostrar a situação dos sobreviventes da catástrofe. Durante os protestos na Líbia contra o ditador Gaddafi em 2011, Vacek foi o primeiro repórter de uma rede de televisão brasileira a entrar no país e dar detalhes ao vivo para o RedeTV News. Destacam-se ainda coberturas importantes como Fukushima, Criméia, Chernobyl e praça Tahrir no Egito. No esporte internacional, realizou coberturas como as Olimpíadas de Londres em 2012 e transmissões que acompanharam a seleção brasileira de futebol.

Desde a nomeação como superintendente, em agosto de 2014, Franz Vacek tem realizado grandes projetos de aprimoramento dos núcleos de Jornalismo e Esporte da RedeTV!. Além da contratação de nomes conhecidos pelo público brasileiro, como Mariana Godoy, Mauro Tagliaferri, Laerte Vieira, Reinaldo Azevedo, Jamil Chade, entre outros, Vacek ampliou a cobertura das notícias do Brasil e do mundo e promoveu a estreia de diversos programas na grade da emissora, como ‘Mariana Godoy Entrevista’, ‘Documento Verdade’ e ‘Super Extremo’.

No esporte, destaque para a aquisição dos direitos de transmissão da Superliga Masculina e Feminina de Vôlei, o Campeonato Paulista de Basquete e o Novo Basquete Brasil, exibidos durante a ‘Super Faixa do Esporte’, também implantada na gestão do executivo, nas tardes de sábado. O jornalista também tem aberto espaço para que outras modalidades tenham espaço na TV aberta, como o Rugby e o Fut7.

Desde que assumiu o cargo, Franz Vacek nomeou novos correspondentes internacionais, assinou parcerias internacionais e foi indicado a importantes premiações de jornalismo. Por meio de seu trabalho, a RedeTV! esteve presente entre os membros do Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo, o que garantiu que a emissora fosse a única na televisão brasileira a participar da investigação mundial Panama Papers.

Atualmente, Franz concorre ao prêmio Comunique-se 2016 na categoria “Executivo de Veículo de Informação”. Este é o terceiro ano consecutivo que o jornalista é indicado à premiação, reconhecida por ser o Oscar do Jornalismo Brasileiro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade