Publieditorial

É um noveleiro de plantão? Saiba como guardar os melhores momentos em vídeos!

Separe trechos marcantes das suas histórias preferidas, com segurança e diversas extensões para vários dispositivos

Publicado em 14/03/2024

As novelas são um tipo de mídia longa, o que significa que nem todos os momentos atraem o nosso interesse. Uma boa saída é aprender a criar vídeos, reunindo as partes que achamos interessantes.

Já faz algum tempo que as novelas deixaram de ser um produto audiovisual exclusivo da televisão, seja a aberta ou a fechada. Atualmente, aqueles que assinam plataformas de streaming podem assistir programas a qualquer hora, incluindo novelas, o que expande o alcance dessa mídia na internet.

Isso também facilita a criação, edição e compartilhamento de materiais associados às novelas. As chamadas “fancams”, por exemplo, vêm fazendo sucesso nas redes sociais. Tratam-se de vídeos curtos, de aproximadamente 1 minuto, focados em um determinado personagem ou casal de novela.

E as fancams não são os únicos tipos de edição possíveis. A fim de produzir materiais audiovisuais nesse estilo, se faz necessário conhecer algumas ferramentas de edição de vídeo. O Wondershare Filmora é um desses, com recursos acessíveis para quem nunca se aventurou em atividades similares.

O que é o Wondershare Filmora?

O editor de vídeo Filmora é, como o nome sugere, um software para criação e modificação de mídias audiovisuais. Ele conta com uma série de ferramentas para edição de vídeos, muitas delas impulsionadas por inteligências artificiais, incluindo a função de “copiloto” com comandos de texto.

O programa é especialmente indicado para quem não tem experiência com serviços dessa natureza, já que todas as tarefas são facilitadas pelas IA ou pela interface amigável do software. Recursos são encontrados facilmente e pode-se ver (e reverter) efeitos automaticamente ao aplicá-los nos vídeos.

Embora seja um software pago, ele pode ser testado gratuitamente a partir de download e instalação em seu site oficial. Isso, aliado à agilidade proporcionada pelo auxílio das IA, faz com que o Wondershare Filmora seja o editor de vídeos mais indicado para usuários experientes ou novatos.

Como criar vídeos dos melhores momentos de novelas com o Wondershare Filmora?

Abaixo nós separamos 6 dicas que vão ajudá-lo a criar vídeos com os melhores momentos das novelas que gosta! Todas as ideias estão relacionadas com o Wondershare Filmora e podem ser aplicadas individualmente ou em conjunto, de acordo com os interesses e gostos pessoais na hora das edições.

1 – Conheça as funções do software

Se o seu objetivo é molhar os pés nas águas da criação de mídias audiovisuais, tudo começa pelo melhor editor de vídeo: o Wondershare Filmora! Dentre as inúmeras funcionalidades, o copiloto IA merece atenção, sendo responsável por sanar dúvidas ou sugerir novos processos para a sua edição.

Além dele, vale mencionarmos também os modelos predefinidos para uso (os quais podem ser customizados), efeitos, stickers e todas as ferramentas “padrão” de editores de vídeo. Parte do aprendizado acontece na prática, de acordo com as suas necessidades durante a edição de um vídeo.

2 – Recorte vídeos salvos

Nas plataformas que exibem episódios das novelas, os vídeos geralmente vêm completos, incluindo cenas que não nos interessam. Depois de baixá-los e abri-los no Wondershare Filmora, o próximo passo é o recorte. É possível selecionar exclusivamente aquelas partes da novela que o interessam.

Você tem a opção de recortar manualmente (selecionando minutos e segundos exatos para os cortes) ou pedir o auxílio do recorte inteligente automático. Em todos os casos, pode-se unir as partes do capítulo em seguida, formando um novo vídeo. Tudo isso em poucos minutos e só alguns cliques.

3 – Instale o programa no computador

Tanto as dicas anteriores quanto as seguintes só são possíveis se o Wondershare Filmora for executado no seu computador. Isso é feito posteriormente ao download e instalação do software, etapas que levam somente alguns minutos. Você encontra o programa diretamente no site oficial.

A instalação é igualmente simples, bastando clicar no arquivo baixado e seguir os passos indicados na janela. Dois ícones serão criados na área de trabalho, sendo um para a execução de vídeos e outro para a edição. É o segundo que você irá acessar quando realizar as edições de momentos de novelas.

4 – Tenha uma ideia interessante em mente

Vídeos de melhores momentos das novelas podem ter vários propósitos, desde um acervo pessoal até a publicação em páginas nas redes sociais. Nos dois casos o editor de vídeo grátis do Wondershare Filmora tem as ferramentas adequadas às tarefas e necessidades durante a criação de novos vídeos.

Deseja fazer um vídeo sobre um personagem em específico? Prefere selecionar somente as cenas importantes de um capítulo? Saber o seu objetivo antes de começar permite que peça ajudas mais direcionadas ao copiloto, o que facilita e agiliza ainda mais os processos durante a edição de vídeo.

5 – Salve os arquivos no formato que preferir

Tão importante quanto editar mídias é salvá-las, certo? O Wondershare Filmora leva isso em conta e permite que vídeos sejam exportados em qualidades altas, adequadas aos mais diversos tipos de dispositivos. Materiais podem ser adaptados para assistir em smartphones ou em televisões com 4K.

Além disso, há a compatibilidade com formatos e extensões, tanto de vídeos quanto de imagens. Isso vale para o editor de vídeo e para o player, sobre o qual falamos brevemente em um tópico anterior. Cada formato e extensão tem qualidades próprias, cabendo ao usuário saber qual deles deseja usar.

6 – Tire o melhor proveito das funções que usam IA

Nós já citamos o copiloto de Inteligência Artificial em momentos anteriores, mas ele não é o único recurso que usa esse tipo de tecnologia! Outras ferramentas que podemos mencionar são a auto sincronização com batidas, ajuste de velocidade, tela dividida, auto reframe, gravador de tela, tela verde e retratos IA.

Essas e outras funções trabalham em conjunto e individualmente, de acordo com o que você deseja ou precisa concretizar. De cara pode parecer intimidador saber que o Wondershare Filmora tem tantas funções, mas na prática as coisas são bem mais simples e o software facilita cada parte do processo.

Caso seja do seu interesse, o próximo passo consiste em publicar esses materiais nas redes sociais. Em espaços como o YouTube e o X, vídeos como as fancams fazem muito sucesso, expandindo o acervo pessoal para um gosto geral. No fim, celebrar algo que gostamos com outros é ainda mais divertido!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade