SET Expo 2016 apresenta tendências e inovações tecnológicas dos mercados de broadcast e novas mídias

Publicado em 26/08/2016

Acontece em São Paulo, de 29 de agosto a 1 setembro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, o SET Expo, maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Composto pelo “Congresso de Tecnologia SET Expo”, que se encontra em sua 28ª edição, e pela “Feira de Produtos e Tecnologias SET Expo”, o objetivo é apresentar e discutir inovações técnicas, regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção.

A feira será uma grande oportunidade para conferir as tendências e inovações para o futuro da TV, rádio, OTT´s e TV anywhere para os próximos anos, e conta com 200 expositores que representam 400 marcas e 37 países. Eles trarão novidades como interatividade em tempo real 360 graus para esportes e eventos, equipamentos alimentados por energia solar, lentes de grande angular para aplicações de broadcast Ultra HD, soluções de radiodifusão para migração AM/FM, entre várias outras.

Confira as novidades apresentadas por alguns expositores:

Advantech Wireless – A empresa leva aplicações broadcast em Ultra HD, projetadas para garantir uma transmissão confiável, via satélite, mesmo em condições de tempo adversas e hostis.

Alfred – Apresenta a nova versão do servidor MAM-in-a-box, que traz novas configurações de hardware, uso geração LTO-7 de fitas de dados, com 6TB de capacidade em cada cartucho, atualização do software cliente/servidor, incluindo metadados dinâmicos, pesquisa refinada e controle de transcodificações. E o preview de futuros lançamentos: Alfred 2, uma suíte de softwares com módulos de ingest, cliente/servidor e de arquivo; Alfred Play, exibidor de vídeo e gráficos channel-in-a-box e do novo módulo Alfred Edit.

Biquad – apresenta seu mais novo lançamento para o mercado nacional: DAP Uno, um processador de áudio digital, on air, com cinco bandas de processamento e que incluem opções de cards. Além disso, terá outras soluções para radiodifusão, especialmente para emissoras AM que já deram início ao processo de migração para o FM.

ChyronHego (Video Systems) – Líder mundial em gráficos para transmissões ao vivo e visualização de dados em tempo real, demonstra o Neon, solução all-in-one para cenários virtuais, que permite movimentos de câmeras virtuais como roll, pan, travelling e grua.

Dalet Digital Media Systems – Software para vídeo, multimídia e áudio nos segmentos broadcast, governamental, corporativo e educacional.

Digilab – Solução integrada para gestão, controle e distribuição de mídia para canais de TV, plataformas OTT e mídia out of home, sistema web que organiza e gerencia as etapas de produção, distribuição e exibição do conteúdo audiovisual, permitindo controle de operação.

EiTV Entretenimento e Interatividade para TV Digital – apresenta o EiTV Inspector, um gravador de programação de longa duração com análises de conteúdo.

Enensys Networks – especializada na infraestrutura DVB-T/T2/ISDB-T, vai demonstrar tecnologia de otimização de rede OneBeam ISDB-T/Tb DTT.

Eutelsat – O satélite EUTELSAT 65 West A, tri-band de alta capacidade para múltiplas aplicações localizado a 65° Oeste, uma posição orbital privilegiada para serviços de vídeo no Brasil em banda C e otimizado para o mercado local de DTH em banda Ku.

Fórum SBTVD – vai apresentar sistemas de acessibilidade que devem integrar a programação de emissoras de TV no futuro. A grande novidade é a GLOSA, tecnologia que substitui o intérprete humano por avatar animado, para traduzir, simultaneamente, o áudio do televisor em linguagem de sinais.

Frata – leva para o SET Expo a nova geração de balizadores aéreos a LED e modelos alimentados a energia solar. Na área de energia, apresenta instrumentos de medição de qualidade em bancos de baterias (UPS e nobreaks).

FUJIFILM do Brasil – apresenta as lentes Fujinon UA107x8.4BESM, a lente longa e com grande angular disponível no mercado para aplicações broadcast Ultra HD; a lente UA13x4.5BERD ultra grande angular, com a maior proporção de zoom do mercado, que traz a resolução 4K UHD do centro às bordas para produções broadcast HD e UHD e também a lente PL para produções cinematográficas, com amplo alcance focal, excelente custo benefício e qualidade ótica 4K.

Floripa Tecnologia – Leva o Signa – HD/SD Master Control Switcher, uma mesa de controle mestre que reúne funções de multiviewer, geração de logos, gráficos e geradores de caracteres e outras funcionalidades.

Hitachi Kokusai Linear – Soluções para captação de vídeo, estúdio e produção; sistemas para transporte de sinais e de transmissão de baixa potência e de alta potência. Vão apresentar ao mercado os transmissores da família E-Compact com tecnologia Doherty que proporcionam uma redução da ordem de 50% no consumo de energia elétrica.

JWSAT/TELENICK – O destaque será o novo transmissor de FM TELENICK STR1000WB, com duas unidades de rack (89mm de altura) distribuídos em 12,5 kg, opera em uma única fonte.

Kathrein – expõe produtos ligados à comunicação móvel e à transmissão de dados em escritórios, via fibras óticas e rede de cabo passando por satélite, transmissão de rádio e TV, além de sistema para transmissão e recepção em veículos.

Lemo – Produtos e soluções profissionais para transmissão em HDTV, como cabos montados, acessórios de racks, cabos especiais e conectores SMPTE 311 3K.93C. Também apresenta dois novos conversores de mídia: LEMO MEERKAT Triax que permite o uso de fibra óptica SMPTE 311 entre câmeras triaxiais e CCUs/Unidades Móveis e o LEMO MULTISHACK, que permite o uso de até seis câmeras podendo ser individualmente alimentado a partir de uma fonte remota utilizando apenas um único cabo híbrido.

Lineup – demonstrará soluções para área de grafismo, fluxo IP, produção de áudio e vídeo, transferência de arquivos em alta velocidade, processamento, arquivamento, gerenciamento, monitoração, automação de estúdio, channel in a box, matriz KVM Switch, contribuição, exibição e transmissão.

Leyard – leva para a feira painéis de altíssima definição, voltados aos segmentos de estúdios, salas de controle, eventos esportivos, mídias corporativas, apresentações culturais, publicidade, entre outros nichos. A Planar, recentemente adquirida pela Leyard, soma a esse leque de produtos toda a sua expertise em monitores LCD e OLED transparente, outras soluções para a visualização de dados em grande escala.

MOG Technologies – fornecedora de soluções MXF e de sistemas de ingest centralizados, irá demonstrar soluções de desempenho do ambiente de produção, de sistemas de terceiros e de recursos utilizados, através de uma plataforma de gestão unificada, o SKYWATCH. Capaz de controlar todo o processo de ingest e monitorar todos os sistemas ou aplicativos de terceiros que fazem parte do fluxo de trabalho.

Merlin Mega Store – Apresenta o Unida Móvel, carro para gravação e transmissão ao vivo, equipado para a transmissão ao vivo de eventos de pequeno, médio e grande porte. Configuração inicial com capacidade para até quatro câmeras, gravação em Full HD, 12 horas de armazenamento de áudio e vídeo, gerador de caracteres, mesa de áudio de 12 canais e vídeo streaming com qualidade HD de 6MB por segundo.

Opic Telecom – Soluções de equipamentos, mobiliário técnico e serviços de engenharia broadcast. Vai destacar o ISDB Watch, ferramenta para auditoria e controle de qualidade de transmissões no padrão brasileiro de TV Digital. O sistema possibilita a gravação ininterrupta de um canal ISDB-Tb, contando com um demodulador de qualidade profissional embarcado.

Playlist Software Solutions – Demonstra o Logger 2.0, sistema para gravação de áudio, envio de streaming e auditoria completa, com recursos para funcionamento em dispositivos móveis através da internet. E ainda o sistema Audie, software para gestão de audiência de emissora de rádio e os novos recursos do Smart Manager (financeiro).

PHASE – Em parceria com a Evertz, apresenta o DreamCatcher, sistema de replay baseado em IP da indústria. Com capacidade para trabalhar em produções HD e 4K, o produto está disponível nas versões com 8 e 16 canais 3G/HD-SDI e permite que cada canal seja configurado como entrada ou saída a qualquer momento.

RFS ‐ Radio Frequency Systems – Apresenta portfólio completo de soluções para sistemas irradiantes de rádio e televisão, incluindo soluções para a implementação dos sistemas de transmissão: engenharia/projetos de RF, gerenciamento (PMO), implantação, comissionamento, medições e testes de campo, além de suporte técnico.

SAM (Snell Advanced Media) – apresenta, dentre outros produtos, o ICE Channel-in-a-Box (controle mestre, exibidor, processamento interno e GC), sistema rico em recursos para um ambiente de playout, proporcionando redução de custos e resiliência.

SDC – Soluções específicas para as diversas etapas da produção e transmissão de vídeo como storage, pós-produção, render, ingest, playout e avaliação da experiência do usuário.

Seal Broadcast&Content – apresenta o seu novo modelo de parceria com a plataforma Seal Powered by wTVision e lança o SCM-1000, um servidor de exibição que utiliza o sistema de automação de playout ChannelMaker V5.0, da wTVision, e pode ser configurada desde Channel-in-a-Box, até configurações com alto nível de redundância e cluster de base de dados.7

Smart UPS Solutions – exibe solução integrada para salas de servidores composta por Rack 19″ 42U; no-break com software de gerenciamento integrado que possibilita monitoramento remoto; chaves de transferência automática de rack (ATS) que oferecem redundância para equipamentos que necessitam de dupla alimentação; entre outras soluções integradas para fornecimento de energia segura, refrigeração, monitoramento ambiental e gerenciamento de sistemas de energia para Data Centers, salas de transmissores, centrais técnicas e estúdios.

Savana Comunicações – a companhia atende o mercado interno de Broadcast, Cinema, Teatro etc e estará demonstrando painéis IP, interfaces, um sistema de comunicação sem fio, link de 8 canais a 4 fios IP, beltpacks, headsets e acessórios.

Sony Brasil – nesta edição do SET Expo serão apresentadas inovações para todo o mercado Audiovisual, entre elas soluções de produção de estúdio, jornalismo e cinema, equipamentos de áudio profissional e câmeras compactas. Além de soluções wireless e IP, soluções para produções ao vivo e monitoração de referência, bem como opções para arquivamento de conteúdo. Uma das grandes novidades deste ano será o lançamento mundial da câmera NXCAM e três sensores CMOS modelo HXR-NX5R, que é uma evolução do sucesso da antiga HXR-NX5 e oferece importantes avanços quanto à qualidade de imagem, as melhoras em comparação com os modelos NX3 e NX5 também incluem um terminal 3G-SDI que suporta saída Full HD 60p. Também integra a luz LED embutida ajustável para minimizar a necessidade de carregar equipamentos de iluminação externos. A tecnologia de última geração utiliza um processador de sinal digital (DSP), redução de ruído avançada e máxima reprodução de detalhes para oferecer imagens incrivelmente reais em termos de textura e detalhes. A câmera, além disso, integra uma função de menu direto e um joystick de rápida resposta para melhorar sua facilidade de uso.

Snell – empresa formada pela fusão de duas empresas do mercado broadcast, a Snell e a Quantel, leva ao SET Expo soluções de produção e pós-produção, infraestrutura, edição, MAM e playout. Entre os produtos estão infraestrutura IP, ICE Channel-in-a-Box – um sistema channel in a box rico de recursos para um ambiente de playout, proporcionando redução de custos, resiliência e confiabilidade incomparável -, e outros sistemas.

SNEWS – Leva o ANEWS, sistemas de automação em telejornalismo e radiojornalismo de notícias, que possibilita, entre outras coisas, apurar notícias; acompanhar redes sociais e canais RSS; armazenar contatos em uma agenda única, entre outras funcionalidades.
Sonoton do Brasil – Leva ao evento seu portfólio de direitos autorais de músicas para produções em TV, rádios e internet.

Sotec Soluções – A companhia leva ao evento no-breaks com tecnologia e funções avançadas e exclusivas.

Storm – seus principais produtos e soluções são plataforma de streaming (a primeira a entregar 4k na América Latina), stormlytics (Big Data e BI), desenvolvimento de aplicativos para smart TV, smartphone e web. Na feira, a empresa apresenta demonstrações, em tempo real, de novas tecnologias de streaming, utilizando protocolos avançados de transferência de vídeos em tempo real para eventos especiais.

Tecsys do Brasil Industrial – Linha de Transmissores ISDB-T de baixa potência. O lançamento é resultado da parceria com a espanhola Tredess, tradicional empresa no segmento de transmissores digitais para a Europa.

Teletronix – Apresenta sua nova linha de transmissores de TV digital de alta eficiência com tecnologia Doherty. Apresentam alta eficiência (superior à 30%), design compacto e configurações flexíveis para transmissão de TV digital, aliado ao baixo consumo de energia.

Ti.TV.br – destaca o SymplyShare, SAN via Thunderbolt para até oito usuários e 20 usuários via IP em rede 10GB, configurando e compartilhando instantaneamente até 128TB de armazenamento com poder colaborativo.

Ucan Transmissão Digital – Em parceria com a LiveU, vai apresentar o LU600, o mais novo e avançado hardware de transmissão ao vivo de áudio e vídeo.

Victor do Brasil – Leva um software de automação EVA Automation, para servidores da linha K2, da Grass Valley. Além disso, vai apresentar o servidor de vídeo de alta performance Andrômeda.

Videodata – oferece soluções integradas em tecnologia multiplataformas de vídeo HD, 4K, OTT, IP e cloud em distribuição, contribuição, produção, gestão de conteúdo, automação e arquivamento digital para os mercados de TV, TELECOM, Cabo, DTH, Governo e cinema, fornecendo produtos, serviços e integração de projetos turnkey. Leva ao SET Expo interatividade tempo real 360º para esportes e eventos, Pebble Beach Automation Marina Light, encoder HD internet TV, monitoração de vídeo em redes IP.

Vizrt – Oferece o Viz Opus, uma solução completa de controle de produção/estúdio. Ele fornece um sistema de automação de notícias NRCS, gráficos em tempo real e reprodução de vídeo, tudo em uma única solução.

Voiceinteraction do Brasil – Destaca o Audimus Media, sistema de closed caption recebe os feeds de áudio diretamente da PGM e produz legendas em tempo real.

ZGC (Cooke Optics) – fabricante de lentes de precisão para cinema e televisão, vai demonstrar no SET EXPO, a lente 35-140mm zoom angular Anamórfica/i e as novas lentes fixas anamórficas, que permite filmagens desde grande angular até tele com uma taxa de zoom de 4x e squeeze anamórfico de 2x com bokeh oval ao longo zoom e foco.

WiMobilis – Neste ano vai demonstrar a WM-OneTV e a WM-OneTV-L, que atendem as necessidades de radiodifusão de TV digital em formato compacto (1 unidade de rack).
Serviço:

Feira SET Expo
Horários:
30 de agosto: 12h – 20h
31 de agosto: 12h – 20h
1º de setembro: 12h – 19h
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, São Paulo/SP

28º Congresso de Tecnologia SET Expo
Horários
29 de agosto: 9h – 18h
30 de agosto: 11h30 – 17h30
31 de agosto: 9h – 17h30
1º de setembro: 9h – 17h30
Cerimônia de Abertura: 30 de agosto, das 9h às 11h30
Local: Centro de Convenções, Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, São Paulo

Sobre o SET Expo – Reconhecido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos como uma excelente oportunidade de negócios, com a certificação Trade Fair Certification, o SET Expo é maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Composto pelo “Congresso de Tecnologia SET Expo”, que se encontra em 28ª edição, e pela “Feira de Produtos Tecnologias SET Expo”, o objetivo do evento é apresentar e discutir as inovações técnicas, as regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção, desde a criação até a distribuição. Promovido pela SET, associação sem fins lucrativos Voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações, do setor audiovisual e da radiodifusão, recebe 200 expositores que representam 400 marcas nacionais e internacionais, representantes de 37 países e 16 mil visitantes. Visite www.setexpo.com.br

Sobre a SET – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas e profissionais cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias, desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo eletrônico, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso é responsável pela realização do evento anual, SET EXPO (www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e cinco organizações internacionais, incluindo a NAB Show, IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade