Publieditorial

7 motivos que mostram por que se deve conhecer o editor de vídeo do CapCut

O que não faltam são opções para quem busca editores de vídeo, mas a maioria não atende às necessidades de usuários exigentes

Publicado em 27/03/2024

É impossível falar sobre edição de vídeo pela internet sem mencionar aquele que é provavelmente o serviço mais indicado: o CapCut Online! Os motivos para isso são múltiplos, e vamos abordá-los individualmente abaixo, mas os resultados são sempre vídeos bem produzidos e de alta qualidade.

O CapCut Online possui apenas recursos gratuitos e pode ser acessado diretamente do navegador, sem que precise baixar e instalar um software específico. As ferramentas são variadas e capazes de suprir as necessidades tanto de editores experientes, quanto daqueles que estão começando.

E isso sem mencionarmos o editor de imagem presente no CapCut Online, o qual pode ser usado também na produção de vídeos e outros materiais audiovisuais. Dito isto, vamos partir para os 7 principais motivos que mostram por que o CapCut Online é um editor que você precisa conhecer!

1 – Possui um gerador de imagem por IA

Uma das características mais notáveis do CapCut Online é a presença de um gerador de imagem IA, o qual se utiliza da tecnologia para produzir materiais originais. Funciona de maneira muito simples: o usuário escreve os comandos que deseja ver e o recurso desenvolve de acordo com os parâmetros.

Existe uma elevada seleção de estilos e customização, considerando dimensões, número de imagens e opções avançadas. Caso prefira, você pode gerar imagens por IA a partir de fotos que já possua, o que dispensa os comandos de texto. Em todos os casos, os recursos são flexíveis e fáceis de usar.

Recursos do CapCut
Recursos do CapCut (Divulgação)

2 – Traz múltiplos efeitos de edição

Efeitos, filtros, stickers e gifs fazem parte da maioria das redes sociais, mas é inegável que as plataformas não contemplam todos os tipos de usuários. Os recursos do CapCut Online surgem como uma alternativa, com uma variada gama de opções, especialmente com relação aos efeitos dos vídeos.

E o melhor de tudo é que pode usar mais de um modelo em conjunto, o que resulta em materiais originais e diferenciados. Os templates presentes no site não são fixos e podem ser customizados de acordo com o gosto e os objetivos do usuário, o que é outro ponto a favor do editor do CapCut.

3 – Permite comprimir vídeos

Comprimir vídeos é uma das necessidades da vida digital moderna, seja por escassez de rede ou restrições de sites. O CapCut Online facilita a tarefa a partir de alternativas de exportação, as quais modificam parâmetros do vídeo original. A perda de qualidade é mínima, com bons resultados.

Aliado a isso, o compressor de vídeo do CapCut Online funciona junto a outros recursos. Ou seja: antes de exportar o vídeo em um tamanho menor, você pode recortá-lo, mesclá-lo com outros, remover background, restaurar imagens e outras coisas. O quanto o vídeo diminui varia de caso a caso.

4 – Dispensa download e instalação

Na introdução nós mencionamos brevemente a dispensa do download e da instalação de softwares para usar as ferramentas do CapCut Online, mas isso vai além! Somada à eliminação dessas etapas, está a ausência de incompatibilidade, levando em conta sistemas operacionais e navegadores.

Precisa usar o CapCut Online em um computador com macOS e Safari? É possível. Prefere Windows e Google Chrome? Sem problemas! A única restrição de uso dos recursos do CapCut Online está nos smartphones, já que se trata de um serviço voltado exclusivamente à edição de mídias no computador.

5 – É gratuito

Escolher um bom editor de vídeo não é uma tarefa fácil, então é preciso aplicar alguns critérios. Valores monetários, por exemplo, podem ser considerados. É natural assumir que funcionalidades gratuitas não têm a mesma qualidade daquelas que requerem uma assinatura mensal, correto?

Na verdade, isso está completamente errado! O CapCut Online é grátis, mas seus recursos não deixam a desejar, superando outros serviços (pagos) no mercado. As ferramentas vão das mais simples às mais complexas, com opções de exportação em qualidade HD. Nada fica de fora das ferramentas!

Recursos do CapCut
Interface inicial do CapCut (Divulgação)

6 – Tem uma interface intuitiva

“UI” é a sigla de “user interface”, um termo muito popular quando falamos sobre a utilização de serviços e programas. O CapCut Online compreende bem esse aspecto, levando em conta que todos os recursos aparecem de maneira intuitiva, com um layout clean que facilita a conclusão de tarefas.

Precisa encontrar uma ferramenta de edição de imagem? A página inicial já as separa de acordo com as abas específicas de cada mídia. Não tem certeza como um determinado recurso funciona? Breves explicações estão presentes. Tudo isso com o bônus de que é possível visualizar cada etapa da edição.

Recursos do CapCut
Recursos do CapCut (Divulgação)

7 – Facilita a restauração de fotos antigas

A restauração de mídias antigas é uma das principais aplicações das tecnologias de inteligência artificial. Recuperar materiais de tempos passados não é novo no âmbito digital, mas as evoluções em anos recentes mostram que as IA chegaram para revolucionar a forma como restauramos coisas.

O CapCut Online usa IA para múltiplas tarefas, mas uma que merece destaque é a recuperação de fotos antigas. O recurso ainda traz duas opções distintas: recuperar a imagem em suas cores originais ou colorizá-la automaticamente. Os resultados são naturais e dão uma nova vida às mídias esquecidas.

E esses não são todos os benefícios do CapCut Online. A fim de tirar o maior proveito do serviço, o mais interessante é explorar os recursos em tarefas sem compromisso. A experimentação é uma excelente forma de melhorar as habilidades e descobrir o que gosta (e não gosta) ao editar vídeos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade