só pra baixinhos

Sonho Meu consolida faixa de novelas infantojuvenis do Viva

Canal acerta com novelas de temática familiar na hora do almoço

Publicado em 12/07/2021

Uma das novelas de maior sucesso da faixa das seis da Globo nos anos 1990, Sonho Meu nunca mereceu uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Mas o Viva fez justiça à aventura de Laleska (Carolina Pavaneli) e, anos depois, resgata a novela de Marcílio Moraes, que dá continuidade à bem-sucedida faixa de novelas do horário do almoço.

O Viva teve uma boa sacada ao abrir uma nova faixa com novelas de temáticas mais lúdicas. A experiência começou com Estrela Guia, exibida em 2019, e que foi substituída por Caça Talentos, novelinha infantil de Angélica. Porém, a história da fada Bela terminou em agosto de 2020 e não teve uma substituta. O que soou estranho, já que o horário parece bastante adequado para novelas mais doces.

Provavelmente, as experiências com Estrela Guia e Caça Talentos foram casos isolados, e não havia intenção de seguir com o horário. Mas alguma coisa mudou, pois cinco meses depois do fim de Caça Talentos, veio o anúncio do retorno de Era Uma Vez…, em janeiro de 2021. A novela de Walther Negrão fez sucesso ao narrar a saga da governanta Madalena (Drica Moraes), com ares de Noviça Rebelde.

Assim, a reapresentação de Sonho Meu veio como algo natural. A trama de 1993 é um novelão clássico, com cores infantis, e que traz a graciosa Carolina Pavaneli, que sofre horrores, mas encanta o público. É a sucessora perfeita de Era Uma Vez…, com grande possibilidade de manter o público da faixa.

Vem aí

Sendo assim, é bem possível que o Viva siga reapresentando novelas mais lúdicas, infantis ou jovens neste horário, de modo a manter um público familiar na hora do almoço. O Beijo do Vampiro (2002), trama tão desejada pelos fãs, se encaixaria muito bem ali, assim como Um Anjo Caiu do Céu (2001).

O cardápio da Globo tem boas opções de novelas de maior apelo junto ao público jovem, que provavelmente não seriam reprisadas em outros horários. Por isso, o canal acerta ao promover a manutenção deste horário, aumentando as opções para o público nostálgico.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade