Desafio

Juliana Paes tem desafio gigante ao viver Maria Marruá no remake de Pantanal

Atriz encarna personagem eternizado por Cassia Kis na versão original da novela

Publicado em 13/02/2022

Maria Marruá, personagem emblemática, vivida por Cassia Kis na versão original de Pantanal em 1990 na Rede Manchete, estará de volta à tela no remake da telenovela, mas desta vez encarnado por Juliana Paes. A trama está prevista para estrear em março e a escolha de alguns nomes do novo elenco dá indícios do que podemos esperar.

Analisando a escolha de Juliana Paes para o papel de Maria Marruá, de cara nos passa a impressão que o personagem vai apelar para a sensualidade e beleza da atriz, que apesar de ser excelente profissional e já ter provado que não é apenas um rosto e corpo bonitos, tem sua figura sempre atrelada a este estereótipo.

A Maria Marruá vivida por Cassia Kis há 32 anos não era uma mulher simplesmente sensual, pelo contrário, era rústica, selvagem, quase um animal indomável, que inclusive virava onça e encantava o público com sua bravura. Na época, Cassia estava com 32 anos, 10 a menos que Juliana tem atualmente. Mas ela não era e nunca foi um símbolo sexual e de beleza, mas sim construiu uma carreira baseada em grandes interpretações que fizeram dela uma das maiores atrizes brasileiras.

Cristiana Oliveira (Juma Marruá) e Cassia Kis (Maria Marruá)
Cristiana Oliveira Juma Marruá e Cassia Kis Maria Marruá Reprodução

Antes de saber quem seria a nova Marruá, Cassia deu sua opinião sobre a possível escolha em entrevista ao Extra. “Há atrizes que gosto muito, mas há uma característica importante ali (pausa)… A vaidade atrapalha bastante o ator, é seu inimigo principal. Têm artistas que passam a vida em campanha de xampu. É preciso estar disponível para aquele lugar. Não dá para ir para o Pantanal querendo tampar picada de mosquito”, reforçando que se despir da vaidade é imprescindível para viver Maria Marruá.

Como disse e repito, Juliana Paes já provou ser uma grande atriz, interpretou personagens de diversas facetas e pode sem dúvida dar vida a sua própria Maria Marruá, sem nos fazer sentir saudade da antiga, tão fortemente marcada por Cassia. Embora a própria Juliana já tenha afirmado que o fato de Maria ter sido vivida por Kis a fez ter ainda mais interesse em aceitar o desafio.

“Eu sou tão fã da Cássia! Já tive a oportunidade de falar isso para ela. Por isso, falei: ‘Óbvio que eu vou aceitar esse desafio’, porque quando é uma personagem que já foi vivida por alguém e por alguém de quem você é tão fã, tão apaixonado, vira um desafio em dobro. Eu me senti muito lisonjeada, desafiada e com muita vontade de fazer essa Maria Marruá”, declarou a atriz ao GShow.

Maria Marruá (Juliana Paes) e Juma (Allanis Guillen) em Pantanal (Reprodução/Globo)
Maria Marruá Juliana Paes e Juma Allanis Guillen em Pantanal ReproduçãoGlobo

As primeiras imagens de Juliana como Maria nos mostra uma mulher pantaneira, desprovida de vaidade, guerreira, mas ao mesmo tempo nos leva para o arcabouço sensual que temos na memória de personagens vividos por Paes, a começar pela primeira, Ritinha de Laços de Família, passando por Creusa de América, Maya de Caminho das Índias, Gabriela, Fabiana (Bibi Perigora) de A Força do Querer e a mais recente Maria da Paz de A Dona do Pedaço.

Não esperamos um desempenho abaixo do que já sabemos que Juliana Paz é capaz, mas ao mesmo tempo queremos ver nela uma vertente ainda pouco explorada, mostrar que aos 42 anos está madura e pode dar vida a uma personagem tão forte, tão guerreira quanto Cassia nos deu na versão original de Pantanal.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade