
Ao assistir à programação matinal da Loading, mais novo canal da TV brasileira, não há como não ser tomado pela mais pura sensação de nostalgia.
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Com uma grade repleta de desenhos animados, muitos deles que já compuseram as grades infantis matinais de Globo, SBT e Record TV, a emissora resgata o hábito de consumir desenhos pela manhã, que foi quebrado com o fim dos programas infantis.
Produções como Max Steel, Os Caça Fantasmas e Power Rangers deixam claro que o público-alvo não é bem o infantil, mas sim o jovem saudoso, que cresceu assistindo a estes programas num passado que já parece distante. Ou seja, a Loading busca trazer o jovem de volta para diante da TV apostando numa manhã com cheirinho de infância.
Mas nem só de desenhos vive a nova emissora. Exibindo produções próprias, como Multiverso, Mais Geek e Metagaming, a Loading vem com a proposta de mergulhar fundo na cultura pop, dando protagonismo a assuntos que não têm qualquer espaço nas principais redes abertas convencionais.
E este é o grande acerto da Loading: fugir da tentação de ser mais uma TV aberta comercial prosaica. Ao apostar na segmentação, a emissora já nasce com uma identidade muito forte, com potencial de buscar um público carente de opções.
Se isso se converterá em bons anunciantes e faturamento, só o tempo dirá. Mas só o fato de surgir com uma proposta bem definida e uma programação de apelo junto ao público-alvo já coloca a Loading num lugar de destaque.
Afinal, a Loading tem como proposta justamente buscar o jovem que já não se vê representado na TV. As demais emissoras abertas olham muito pouco para este público. Salvo uma ou outra aposta isolada, atrações como animes e games não têm espaço nos canais convencionais.
Há a falsa impressão de que este público não tem mais interesse por TV. O que não é correto. Se há desinteresse, foi justamente porque a TV se desinteressou primeiro. E afastou este público.
Programação
A Loading teve uma estreia simpática, apostando num elenco bastante alinhado com o público que pretende conquistar. Nestas primeiras horas, destacou-se o Multiverso, um programa informativo sobre o universo pop que traz um conteúdo variado e bastante interessante.
Também é interessante a proposta do Metagaming, que tem um formato semelhante a um jornal esportivo, mas totalmente voltado aos esports. É uma ótima ideia, embora falte uma pitada de descontração na apresentação.
Levar o assunto a sério não significa, necessariamente, ser sisudo. Mas é provável que os apresentadores Barbara Gutierrez e Chandy Teixeira se soltem com o tempo.
Outra falha do canal é a ausência de chamadas, que tornam a grade de programação um grande mistério. A Loading poderia apostar em campanhas mais informativas em seus intervalos, avisando o público, por exemplo, sobre quais animes vai exibir primeiro, e em que horários.
Ajustes devem vir com o tempo. No mais, é importante para a TV brasileira que um canal volte a se preocupar com um público que andava tão carente de novidades.
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