Olho nas Olimpíadas

Ampliado o programa esportivo mais antigo da TV

Stadium ganha uma segunda edição

Publicado em 04/07/2024

Anterior ao Globo Esporte, criado em 1978. Cabe ao programa Stadium o título de atração mais antiga do gênero em tempo de exibição e o vigésimo mais longevo entre todos os programas de TV brasileira. Embora criado após o Esporte Espetacular, em 1973, o jornalístico da Rede Globo, teve períodos de interrupção.

Desde sua estreia em 1977 pela antiga TVE do Rio de Janeiro, se diferencia por não focar apenas no futebol, mas por conceder grande destaque para os esportes olímpicos desde uma época em que não encontravam espaço na imprensa nacional. Sua primeira apresentadora foi a ex-jogadora de vôlei Rosemary de Cássia Araújo.

Em sua trajetória contou com outros consagrados nomes da imprensa esportiva, como José Real, Sérgio Maurício, Cristiane Dias, Cláudia Cruz, Naná Nascimento…

Nos anos 80 chegou a ser exibido por quase todos os outros canais de forma simultânea nos finais de semana, pois havia uma lei que obrigava as emissoras comerciais a mostrarem uma cota de programas educativos e como não produziam os seus próprios, podiam escolher algum do catálogo da antiga TVE do Rio, sendo o Stadium, o campeão em reexibição.

De Olho nas Olimpíadas

Com o aproximar do mundial olímpico em Paris e com a possibilidade de transmitir com exclusividade na TV aberta as competições paralímpicas, a TV Brasil antecipou-se programando uma nova edição às 12h30. O novo esportivo da hora do almoço é apresentado por Maurício Costa, que também é o titular da tradicional mesa redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.

Conta com comentários de Brenda Balbi e o quadro específico “No Controle” sobre e-sports comandado por Guilherme Neto. A aposta da emissora é que seja a primeira atração entre os programas do gênero. se antecipando ao Globo Esporte (12h45), aos Donos da Bola da Band (13h) e ao regional SBT Esporte Rio, às 13h15.

Tradição

Já a edição habitual das 18h30 continua como a única opção esportiva noturna entre as seis redes nacionais nesta faixa horária. O programa tem revezamento na apresentação entre Paulo Garritano, Verônica Dalcanal e Marília Arrigoni. O time de comentaristas noturno é composto por Rachel Motta, Luciana Zogaib, Igor Santos, André Marques, Rodrigo Campos, Rodrigo Ricardo, Waldir Luiz e Mariana Santos.

A audiência dessa atração esportiva tem sido impactada pelo investimento da TV Brasil nas transmissões exclusivas da rede estatal, como a Série B do Brasileirão, o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino.

A iniciativa de expandir o programa Stadium demonstra um esforço significativo da emissora pública em fortalecer sua programação esportiva, principalmente em modalidades negligenciadas pelas concorrentes e consequentemente, atrair novos públicos para sua audiência.

A continuidade de um formato que valoriza uma ampla gama de modalidades é essencial para a diversificação e democratização do acesso ao conteúdo esportivo na TV brasileira, mostrando o real papel de uma emissora pública.