Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Especial

40 anos das novelas mexicanas no Brasil: confira momentos memoráveis das histórias

Tudo começou em 1982, com "Os Ricos também Choram", folhetim exibido pelo SBT com Veronica Castro como a protagonista.

Publicado em 05/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

No dia 5 de abril de 1982, há exatos 40 anos, o SBT estreava sua primeira novela mexicana. Os Ricos Também Choram, com Verónica Castro e Rogelio Guerra, que contava a história de Mariana, uma jovem selvagem que ao perder seu pai é ajudada por um milionário da capital, onde aprende a ter modos e boa postura. 

A trama foi referência para diversas outras histórias como A GataCoração Indomável e até Maria do Bairro

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Após o sucesso de Os Ricos Também Choram, o SBT passou a exibir mais sucessos mexicanos como Chispita, que conta com Lucero em seu elenco, e as novelas Carrossel, Rosa Selvagem, Ambição, Maria Mercedes, A Madrasta, Esmeralda, A Feia mais Bela, Rebelde, A Dona, e Teresa. Relembre as mais icônicas tramas já exibidas:

Os ricos também choram (1979) foi a primeira trama mexicana a ser exibida pelo SBT, sendo a novela mexicana de maior audiência na história da televisão brasileira e claro a atriz mexicana Verónica Castro foi a protagonista desse dramalhão.

Os Ricos Tambem Choram “Divulgação/Televisa”

Chispita (1982) foi a primeira trama mexicana infantil exibida no SBT no ano de 1984. Foi reprisada sete vezes e sem dúvidas foi uma novela que marcou a infância de muitas crianças da época.

A protagonista era Isabel, uma garotinha muito carinhosa e gentil que vivia num colégio de freiras com sua avó. Sempre muito agitada, ela era mais conhecida por seu apelido: Chispita. 

Quem interpretou Chispita foi a atriz e cantora Lucero que está no ar pelo SBT com as novelas Amanhã é para Sempre e Carinha de Anjo.

Chispita “Divulgação/ SBT”

Carrossel fez tanto sucesso, que revelou Gabriela Rivero para o Brasil! A professora Helena é lembrada até hoje pelos fãs!

Assim como na novela Carrossel, a novela infantil “Vovô e Eu” foi a 2ª novela infantil de maior sucesso na televisão, vamos relembrar algumas curiosidades da trama:

Duas atrizes da novela Carrossel aparecem na novela “Vovô e Eu” com personagens invertidos, Ludwika Paleta que interpretou a malvada Maria Joaquina interpretou a bondosa Alexandra, e Flor Edwarda interpretou a bondosa Carmen interpreta a malvada Yoya.

Carrossel “Divulgação SBT”

A icônica história das irmãs Paulina e Paola Bracho parou o Brasil por diversas vezes e fez de Gabriela Spanic uma estrela internacional .

A Usurpadora (1998) ganhou um remake em formato de série, com uma trama mais realista e contemporânea protagonizada pelos atores Sandra Echeverría e Andrés Palacios.

Fernando Colunga e Gabriela Spanic na novela A Usurpadora “Divulgação SBT”

Nesses anos todos, alguns remakes fizeram mais sucesso do que as tramas inéditas que estavam no ar ao mesmo tempo.

Algumas como Esmeralda e O Privilégio de Amar refeitas pela Televisa em 1997 e 1998, respectivamente – as primeiras versões foram exibidas na Venevision.

Letícia Calderón e Fernando Colunga na novela Esmeralda “Divulgação/ Televisa”

Uma das novelas mais queridas no Brasil nos anos 90 foi Maria do Bairro (1995), fenômeno de público durante a sua exibição no SBT, a trama está disponível na plataforma do Globoplay.

O serviço ainda traz outras novelas mexicanas como “A Usurpadora” e “Marimar” exibidas por aqui nos anos 90 pelo SBT e que ficarão marcadas na história da televisão brasileira.

Maria do Bairro “Divulgação SBT”

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....