Com fim de Malhação, Globo precisa ser certeira com substituto

Entenda quais são os impactos e por que a emissora terá que ser cautelosa ao renovar a grade

Publicado em 29/09/2021 09:31
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Confirmado pela colunista Patrícia Kogut, o fim de Malhação, após 26 anos no ar, coloca a Globo diante do desafio de renovar as suas tardes: a mudança precisará ser certeira para não correr o risco de comprometer o horário nobre, especialmente se a intenção for a de lançar um programa para a mesma faixa horária.

Isso porque as atrações do fim de tarde funcionam como uma alavanca para as novelas exibidas na sequência. Atualmente, o desempenho de Ti-ti-ti – o fracasso também é culpa da própria Globo – e o de Malhação Sonhos não ajudam Nos Tempos do Imperador. Insossa, a trama das 18h também tem muitos problemas e não conquistou o público. Em para ajudar, a história está quase toda gravada,

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sem espaço para erros

O policealesco Cidade Alerta, principal concorrente no horário, vive de fases. Vai bem especialmente quando há crimes de grande repercussão, mas na hipótese de rejeição ao novo produto, pode fisgar parte dessa audiência. E o estrago pode ser irreparável;

A principal questão é que os últimos lançamentos da Globo deixam a desejar. Criado com a missão de fazer frente à Hora da Venenosa, o Se Joga diário naufragou. Diante da enxurrada de críticas ao programa, a Globo aproveitou-se da pandemia para tirá-lo do ar.

Zig Zag Arena, também da Fernanda Gentil, tem um belíssimo cenário, mas isso será o suficiente para prender a plateia? Tudo isso para dizer que a Globo é muito boa para adaptar formatos. O sucesso do The Masked Singer não nos deixa mentir.

Mas, quando a equipe da emissora concebe uma nova atração do zero, o histórico mostraquase sempre o resultado é frustrante. Talvez o melhor – e mais seguro – seja tentar não reinventar a roda. Ou se amplia o espaço do jornalismo ou então simplesmente se cola o Vale a Pena Ver de Novo na novela das seis.

PS: Malhação se junta a lista de programas clássicos da Globo que tiveram fim nos últimos anos. Tal qual a novelinha teen, o Domingão do Faustão (1989-2021) e o Vídeo Show (1983-2019) não se despediram da maneira que mereciam. Faustão sequer disse tchau e o derradeiro Vídeo Show parecia um programa comum.

Gostou deste texto? Siga-me no Twitter

Leia outros textos de autoria de Piero Vergílio

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio