Fake news

Ratinho não entrevistará Bolsonaro no mesmo dia de Lula no Jornal Nacional. Vídeo é mentiroso

Apoiadores de presidente enganam público ao compartilhar material exibido pelo SBT em 2020 como se fosse atual

Publicado em 23/08/2022

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro colocaram Ratinho entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta terça-feira (23). O motivo: um vídeo em que o apresentador do SBT “anuncia” uma entrevista com o candidato à reeleição pelo PL na próxima quinta, mesmo dia em que o Jornal Nacional receberá Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material, no entanto, é mentiroso.

A entrevista de Ratinho com Bolsonaro divulgada pelos apoiadores do governo já aconteceu e passou na TV em 20 de março de 2020. O trecho em que Ratinho diz que encontrará Bolsonaro na quinta-feira foi exibido originalmente no dia 17 daquele mês, como pode ser comprovado aqui.

O recorte de um minuto começa com Ratinho dizendo que pediu “hoje de manhã” uma entrevista com o presidente. O material engana porque sugere ser uma reação à sabatina de Bolsonaro no Jornal Nacional, criticada por defensores do governo em razão da postura de William Bonner e Renata Vasconcellos, desmentindo todas as distorções e afirmações falsas do candidato à reeleição.

“Hoje de manhã, eu liguei para a assessoria do presidente Bolsonaro e vou entrevistá-lo. Quinta-feira vou entrevistar o presidente Jair Bolsonaro e vou mostrar as coisas boas que estão acontecendo no Brasil. Eu acho que o Brasil não pode ter só notícia ruim. Se ninguém fala nas outras televisões, no meu programa eu falo, porque o programa é meu!”, diz Ratinho no trecho editado pelos apoiadores do presidente.

Em seguida, o mesmo material desmente o que acabou de ser dito. Ratinho explica que irá entrevistar Bolsonaro na quinta, dia 19 de março, e exibirá o conteúdo na sexta, dia 20. “Vou entrevistar na quinta-feira e na sexta-feira eu vou fazer uma hora, 1h20 com o presidente Bolsonaro. Vou contar tudo!”, afirmou o apresentador.

O vídeo, compartilhado na rede social Kwai e que viralizou no Twitter, já havia sido distorcido em março deste ano, mas a agência Lupa verificou a fraude. Outras montagens indicam que o SBT exibirá a entrevista de Bolsonaro a Ratinho às 20h30, horário de Poliana Moça, maior audiência da emissora, para competir com Lula no Jornal Nacional.

Bolsonaristas mentem sobre entrevista de Ratinho com Jair Bolsonaro
Bolsonaristas mentem sobre entrevista de Ratinho com Jair Bolsonaro

A divulgação da entrevista de Ratinho com Bolsonaro é mentirosa. A direção do programa, procurada pela coluna, negou a gravação de outra conversa do apresentador com o presidente e a reprise do material exibido em 2020. O comunicador, aliás, contraiu Covid-19 e deixou edições inéditas de sua atração já gravadas para esta semana.

Após a coluna procurar a direção do Programa do Ratinho, o próprio apresentador desmentiu, em sua rede social, a entrevista com Bolsonaro no mesmo dia de Lula no JN. Assista aqui.

A estratégia bolsonarista é testar o poder de influência do presidente e desidratar o ibope de Lula no JN. Em uma das disputas mais acirradas à Presidência (não pela proximidade entre os dois candidatos nas pesquisas eleitorais, já que o petista tem chance de vencer já no primeiro turno), índices de audiência viram estratégia de campanha.

Neste quesito, Bolsonaro teve sorte ao ser escolhido no sorteio da Globo para ser o entrevistado de segunda, dia em que o JN registra seu melhor desempenho na semana. Segundo dados do site TV Pop, o telejornal bateu recorde de audiência em 2022 com a participação do presidente. A tendência, na teoria, é Lula pontuar menos, mas a presença do ex-chefe do Executivo por dois mandatos frente a frente com Bonner e Renata pode atrair mais público (já que lidera com folga os levantamentos).

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade