De novo

TV Cultura divulga editorial em defesa de Vera Magalhães após ataques de deputado bolsonarista

Parlamentar repetiu frase de Jair Bolsonaro durante debate dos candidatos à presidência

Publicado em 14/09/2022

Na edição do Jornal da Cultura desta quarta-feira (14), a apresentadora Karyn Bravo leu um editorial da TV Cultura, que manifesta a posição da emissora em relação aos ataques sofridos pela jornalista Vera Magalhães na madrugada de terça para quarta-feira no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), da parte do deputado estadual Douglas Garcia (PRB), candidato a deputado federal.

A exemplo do praticado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o debate presidencial promovido há duas semanas pelo pool formado pela Band com a TV Cultura, o portal UOL e o jornal Folha de S. Paulo, Douglas Garcia intimidou e hostilizou Vera Magalhães, chamando-a de “uma vergonha para o jornalismo”.

Em entrevista à GloboNews durante a tarde, Vera declarou que Douglas “tinha uma credencial de convidado do candidato Tarcísio de Freitas para me agredir, ele fez isso deliberadamente e premeditadamente porque ele postou antes nas redes sociais de que estava à minha espera. Perguntou: ‘Será que a Vera Magalhães vai aparecer?’. Portanto, quem se diz agora surpreso e indignado… (…) Isso é lamentável, é inadmissível”.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), segundo o portal UOL, três deputados estaduais solicitaram a perda do mandato de Douglas Garcia por perda de decoro: Isa Penna (PC do B), Mônica da Bancada Ativista (PSOL) e Emidio de Sousa (PT).

Leia abaixo a íntegra do editorial da emissora:

“O debate entre candidatos a governador de São Paulo, ontem (13/9), foi um espetáculo democrático, marcado pelo bom comportamento dos políticos, intensa troca de ideias e contraste de programas. Está de parabéns a política paulista.

É triste, no entanto, que tenhamos testemunhado mais uma agressão à liberdade de imprensa representada pelo ataque covarde de um deputado estadual bolsonarista à jornalista Vera Magalhães.

Convidado do candidato Tarcísio de Freitas, o político Douglas Garcia se aproximou agressivamente da jornalista que trabalhava no debate e repetiu literalmente as palavras do presidente Jair Bolsonaro em sua reação desmesurada no debate presidencial, duas semanas atrás.

É por demais extensa a lista de ataques às liberdades democráticas pelo presidente da República e seus apoiadores, muito especialmente na forma de violência contra mulheres jornalistas. E um levantamento recente mostra que a mais atacada é exatamente a apresentadora do Roda Viva.

Essa perversão vai muito além da covardia e terá que ser julgada e punida pela Justiça. Políticos pagos com dinheiro público não podem se beneficiar de seu cargo para atacar jornalistas e a imprensa, como fazem Bolsonaro, o deputado Douglas Garcia e tantos outros.

A TV Cultura se solidariza com Vera Magalhães e espera que o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa paulista puna o deputado, mostrando-se diferente da inércia dos órgãos de controle da Presidência da República, cooptados pela administração Bolsonaro.”

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade