PROGRAMAÇÃO

Em comemoração aos 50 anos da Revolução dos Cravos, TV Cultura apresenta documentário português inédito

"Outro País", de Sérgio Tréfaut, conta com registros de Glauber Rocha, Sebastião Salgado, Robert Kramer, Thomas Harlan, entre outros

Publicado em 22/04/2024

Nesta quinta-feira (25), a TV Cultura exibe documentário português inédito em canal aberto Outro País, realizado e escrito por Sérgio Tréfaut, em celebração ao cinquentenário da Revolução dos Cravos. A produção aborda o levante militar e popular ocorrido em Portugal em abril de 1974, que encerrou a longa ditadura liderada por Antônio Salazar. O especial será exibido a partir das 23h00 na programação da emissora.

Durante a Revolução dos Cravos alguns dos maiores fotógrafos e documentaristas do mundo desembarcaram em Lisboa para recolher imagens, como Glauber Rocha, Robert Kramer, Thomas Harlan, Pea Holmquist, Santiago Alvarez, Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Dominique Issermann, Jean Gaumy etc. Quase todos sonhavam com um mundo diferente. Vinham de Maio de 68, do Vietname, do Chile de Allende, e viviam a Revolução Portuguesa como um laboratório único de experiências.

O que descobriram em Portugal? Que balanço fizeram anos mais tarde? A pesquisa para este documentário revelou milhares de fotografias e cerca de 40 filmes estrangeiros sobre a Revolução Portuguesa. Em 1999, quando se rodou Outro País, quase nada deste material tinha cópia em Portugal.

Outro País faz parte da matéria curricular de várias universidades portuguesas e do Plano Nacional de Ensino. É regularmente apresentado em universidades como Harvard, Berkeley, Brown, Sorbonne, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Complutense e Autónoma, Universidade de Moscovo, entre outras.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade