ESPECIAL

Documentário premiado sobre Antonio Pitanga estreia na TV Brasil

Obra dirigida por Beto Brant e Camila Pitanga reúne astros das artes

Publicado em 08/12/2023

Neste sábado (09), a TV Brasil exibe o documentário inédito Pitanga, filme nacional sobre a vida e a obra do ator Antonio Pitanga, a partir das 14h. Com direção de Beto Brant e Camila Pitanga, filha do homenageado, a emocionante produção revela uma série de encontros – e de reencontros – do veterano com amigos, familiares, cineastas e músicos. O premiado longa-metragem fica disponível no app TV Brasil Play. 

A película conquistou reconhecimento em dois relevantes festivais do país. O documentário sobre o artista baiano foi considerado pela crítica o Melhor Filme brasileiro na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Pitanga também recebeu o Prêmio do Público na Mostra de Cinema de Tiradentes. 

Com a elegância, o carisma e a disposição característicos, Antonio Pitanga comenta as principais passagens da carreira e da trajetória pessoal. À vontade, o bem-humorado protagonista vai ao encontro dos convidados para conversas descontraídas e repletas de confidências. O talentoso intérprete ainda aborda a luta pela causa da negritude e ressalta a importância da inclusão social. 

Na dinâmica do filme, o ator percorre locais em que viveu desde a terra natal na Bahia até o Rio de Janeiro. A produção traz animadas conversas de Pitanga com personalidades do universo artístico. O longa destaca diretores de cinema que acompanharam em sua jornada como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Walter Lima Jr. e Hugo Carvana. 

A obra ainda tem o bate-papo de Pitanga com ícones da cena cultural, depoimentos e imagens de arquivo de astros como Maria Bethânia, Ítala Nandi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Léa Garcia, Maria Creusa, Zé Celso Martinez Correa, Zezé Motta, Tonico Pereira, Lázaro Ramos, Elisa Lucinda, Tamara Taxman, Paulinho da Viola e Chico Buarque. A família – com os filhos Camila e Rocco, que seguiram a carreira do pai, e as netas – também ganha espaço na película. 

O documentário resgata imagens de vários longas em que Antonio Pitanga atuou com seu vigor em cena dentre os mais de 60 títulos de sua filmografia. O recorte inclui clássicos da sétima arte como Bahia de Todos os Santos (1960), O Pagador de Promessas (1962), Barravento (1962), Quando o Carnaval Chegar (1972), A Idade da Terra (1980) e O Homem do Pau-Brasil (1982), entre outros. 

Pitanga investiga o percurso estético, político e existencial do ator e destaca o momento de maior inquietação artística do cinema brasileiro – o Cinema Novo – com suas interpretações históricas. A produção valoriza a importância de seu testemunho para a arte brasileira e conta a história de vida dedicada ao conhecimento e à construção de um homem em diálogo profundo com seu tempo. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade