ESPECIAL

TV Cultura exibe documentário com histórias inéditas da Política de São Paulo

Em "Ofício: Vereador", ex-parlamentares relembram fatos pouco conhecidos da Câmara Municipal

Publicado em 18/12/2023

Nesta quinta-feira (21), às 23h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Ofício: Vereador, coprodução da emissora com a TV Câmara. A obra explora histórias pouco conhecidas da Câmara Municipal de São Paulo, contadas por ex-parlamentares que passaram pela casa em períodos marcantes para a cidade e para o país, como o movimento das Diretas Já, a CPI da Máfia dos Fiscais e o incêndio do Edifício Joelma – que levou à modernização do código de obras do município pela câmara.

Dentre os entrevistados, estão figuras conhecidas da política paulistana e brasileira: Luiza Erundina, José Eduardo Cardozo, Aldo Rebelo, Andrea Matarazzo, José Aníbal, Marcos Cintra, João Carlos Meirelles, Flávio Bierrenbach, Pedro Dallari, Eduardo Suplicy, Walter Feldman, o atual prefeito Ricardo Nunes e muitos outros. Eles revelam detalhes da atuação da Câmara durante as gestões de prefeitos como Mario Covas, Jânio Quadros – que chegou a considerar a possibilidade de renunciar ao cargo, assim como fez no papel de Presidente da República -, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab e Fernando Haddad.

Os depoimentos foram concedidos ao programa Vossa Excelência, a Memória, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino e veiculado pela Rede Câmara São Paulo desde 2021. Sobre as falas coletadas pelo programa, Cezarino explicou:

“Comecei a perceber nas entrevistas que, sem o peso dos mandatos, os ex-vereadores se abriam para contar bastidores que praticamente moldaram a história política e eleitoral de São Paulo, como o fato da Câmara Municipal ter sediado e participado intensamente da campanha pelas Diretas Já e episódios de racismo contra o ex-prefeito Celso Pitta durante as apurações da CPI da Máfia dos Fiscais de 1999, por exemplo”, relatou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade