Premiação

Saiba quem foram os melhores da televisão em 2023 na opinião dos membros da APCA

Vai na Fé leva como Melhor Novela, mas os atores premiados não estiveram na atração das 19h da TV Globo

Publicado em 30/01/2024

Na noite desta segunda-feira (29), os jornalistas que integram a Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) se reuniram para a escolha dos melhores de 2023, nas categorias Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantojuvenil e Televisão.

Foram selecionados os melhores para os críticos votantes nos quesitos Novela, Ator, Atriz, Série de Ficção, Série Documental/Documentário, Revelação e Variedades, este com abrangência para além de dramaturgia e entretenimento.

A melhor novela de 2023 para os membros da APCA foi Vai na Fé, de Rosane Svartman, mas a atriz e o ator do ano integraram produções Originais Globoplay: Sophie Charlotte, a Maíra de Todas as Flores, e Milhem Cortaz, o Wando de Os Outros, esta, criação de Lucas Paraizo, também a série de ficção mais votada.

Entre os projetos documentais, a muito saudada série Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho, criada, escrita e dirigida por Fellipe Awi, com direção (e também roteiro) de Ricardo Calil e supervisão artística de Pedro Bial. A saber, o sucesso do Globoplay deve ganhar uma segunda temporada, prevista para 2025.

A revelação de 2023 foi a atriz Alice Carvalho, que interpretou Dinorah Vaqueiro na série Cangaço Novo (Prime Video/02), criada e escrita por Eduardo Melo e Mariana Bardan, e está no elenco da nova versão da novela Renascer, no papel de Joaninha, mulher de Tião Galinha (Irandhir Santos).

Por último, também foi premiado entre os programas de variedades o Avisa Lá Que Eu Vou, do canal pago GNT, apresentado por Paulo Vieira, que tem também uma versão reduzida apresentada como quadro do dominical Fantástico, na TV Globo.

Votaram na categoria Televisão: Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fábio Costa, Fabio Maksymczuk, José Armando Vannucci, Leão Lobo, Neuber Fischer, Tellé Cardim e Tony Goes. A cerimônia de entrega dos prêmios, para cuja realização a APCA informa que busca patrocínio, está prevista para 22 de abril, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista.