Streaming

Projeto Resgate disponibiliza duas novelas de Gilberto Braga em outubro no Globoplay

No slot de minisséries, a vaga do mês é de Avenida Paulista, produzida em 1982

Publicado em 30/09/2023

O Globoplay não fez suspense no final de semana e, ao divulgar as novidades de seu catálogo para outubro nesta sexta-feira (29), “entregou” as três produções que integram o Projeto Resgate no mês. Os assinantes poderão rever, ou conhecer, a minissérie Avenida Paulista e as novelas Escrava Isaura e Pátria Minha.

As duas novelas são de Gilberto Braga, falecido em outubro de 2021 aos 75 anos. Baseada no romance A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, a primeira foi ao ar na faixa das 18h, sendo um dos maiores sucessos da TV Globo, e conta a história de Isaura (Lucélia Santos), moça branca que é escravizada devido ao fato de ser filha de uma escrava, Juliana (Lady Francisco), com um capataz, Miguel (Átila Iório). A moça é alvo da obsessão de seu senhor, o cruel Leôncio (Rubens de Falco).

Sucesso internacional, exibida em cerca de 100 países, fenômeno de popularidade em locais tão distintos quanto Cuba, China, Rússia e Polônia, Escrava Isaura foi exibida no Brasil pela primeira vez em 1976-1977, e reprisada cinco vezes, sendo a última até aqui em 1990, como atração do Festival 25 Anos. O êxito também atingiu uma nova adaptação do livro como novela, mantendo o “a” no título da obra, pela Record TV, em 2004-2005. Bianca Rinaldi e Leopoldo Pacheco foram Isaura e Leôncio.

Pátria Minha foi cartaz do horário das 20h em 1994-1995. Com ela, Gilberto fechou uma trilogia que falava sobre a honestidade e a ética do brasileiro, iniciada com Vale Tudo (1988) e que teve prosseguimento em O Dono do Mundo (1991).

O centro era o embate entre o inescrupuloso empresário Raul Pelegrini (Tarcísio Meira) e sua neta, Alice (Cláudia Abreu), jovem contestadora e interessada em problemas sociais. O parentesco entre os dois é descoberto no decorrer da novela, depois que eles já se conhecem e não se dão nada bem. Alice é fruto de um romance do filho do milionário, Gustavo (Kadu Moliterno), com a jornalista Natália (Renata Sorrah).

Ligados a Alice e Raul estão Pedro (José Mayer), um brasileiro que volta dos Estados Unidos, onde havia ido morar em busca de uma vida melhor, e a ambiciosa Lídia (Vera Fischer), mãe do namorado de Alice, Rodrigo (Fábio Assunção), e ex-namorada de Pedro. Ela causa a separação de Raul e Teresa (Eva Wilma) para ser a nova esposa.

Por sua vez, Avenida Paulista (1982) foi a segunda minissérie brasileira, escrita por Daniel Más e Leilah Assumpção com coordenação de criação de Luciano Ramos. A direção-geral e o roteiro final são de Walter Avancini. O personagem principal é Alex Torres (Antonio Fagundes), bancário que é descoberto num desfalque que dá e, ao contrário de todas as expectativas, de ser preso ou pelo menos demitido, é promovido pelo patrão, Frederico Scorza (Walmor Chagas).

Com a ajuda de sua parceira de negócios e amante Paula Alencar (Dina Sfat), Scorza pretende usar Alex como bode expiatório para uma grande jogada financeira. Só que a trama sofre uma reviravolta quando Paula é demitida da empresa, conta a Alex tudo que sabe e, não muito depois, Scorza é assassinado.

Além disso, a levar-se em conta a sequência cronólogica em geral respeitada pelo Projeto Originalidade, a produção postada novamente, desta vez com todos os pequenos detalhes, vinhetas de intervalo, abertura etc. deve ser Malhação – Casa Cheia (2013-2014), de Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade