Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Curiosidades da TV

Novela global já mesclava épocas nos anos 1970, como This Is Us, aposta da programação de fim de ano da emissora

Lauro César Muniz escreveu a história inovadora de O Casarão, levada ao ar em horário nobre

Publicado em 16/11/2022

A TV Globo estreia nesta quarta-feira (16) a série norte-americana This Is Us – Histórias de Família, produzida entre 2016 e 2022. Os episódios giram em torno da família Pearson, especialmente três de seus integrantes, nascidos no mesmo dia em 1980.

Três épocas do passado – entre 1980 e 1981, além do período entre 1988 e 1990 e de quase toda a segunda metade da década de 1990 – se intercalam na narrativa com a época atual – de meados dos anos 2010 para cá.

Inovação muito saudada pelos fãs, que acompanharam com avidez o desenrolar dos conflitos dos Pearson, a mescla de épocas numa mesma história, acompanhando o passar dos anos na vida de uma família, já foi elemento de peso numa novela, produzida pela TV Globo em 1976. Isso mesmo: em 1976.

Trata-se de O Casarão, escrita por Lauro César Muniz e dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, exibida no horário das 20h – hoje, seria a novela das 21h. Depois de Escalada, levada ao ar no mesmo horário no ano anterior, o dramaturgo tentava uma inovação a mais no gênero telenovela.

Atílio (Mário Lago) e João Maciel (Paulo Gracindo) em O Casarão
Atílio (Mário Lago) e João Maciel (Paulo Gracindo) em O Casarão

Se Escalada trazia as passagens mais marcantes da trajetória de Antônio Dias (Tarcísio Meira), de vendedor de pesticidas a grande fazendeiro, em ordem cronológica, O Casarão falava da família Leme, mesclando o começo do século 20 (de 1900 a 1910), o período das transformações advindas da quebra da Bolsa de Valores de Nova York (entre 1926 e 1936) e a atualidade (1976).

O eixo era uma cidade do interior paulista, Tangará, e os amores irrealizados das herdeiras dos Leme. Deodato Leme (Oswaldo Loureiro) arranja o casamento da filha Maria do Carmo (Analu Prestes) com o engenheiro Eugênio Galvão (Edson França), ignorando o amor da moça pelo imigrante português Jacinto (Tony Correia).

Duas décadas depois, a filha de Maria do Carmo e Eugênio, Carolina (Sandra Barsotti), acaba se casando com o filho de Jacinto e Francisca (Ana Maria Grova), Atílio de Sousa (Dennis Carvalho), mesmo que o amor de sua vida seja o artista plástico João Maciel (Gracindo Júnior).

Na atualidade, uma Carolina (Yara Cortes) que reencontra a paixão da juventude, João Maciel (Paulo Gracindo), enquanto vê a decadência psíquica do marido Atílio (Mário Lago), caduco e refém de suas lembranças, acompanha a luta de sua neta, também chamada Carolina, apelido Lina (Renata Sorrah), para ser feliz com Jarbas (Paulo José), tendo para isso que desfazer o casamento com Estêvão (Armando Bogus) – atitude que a própria Carolina não teve em jovem, nem a vida toda.

Como se vê, a ideia revolucionária de This Is Us – Histórias de Família, guardadas as devidas, não é exatamente tamanha novidade como pode parecer.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade