Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
PERSPECTIVA

Better Call Saul prova que é tolice rejeitar spin-off de This Is Us; entenda

Saiba quais são as principais ideias de séries filhotes do drama chororô

Publicado em 28/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A série This Is Us terminou nesta semana e, como esperado, o assunto spin-off ganhou força. Cada vez mais Hollywood tem investido em atrações filhotes de tramas consagradas, pegando carona no sucesso ao lançar uma nova produção no mesmo universo. Fãs do drama chororô logo torcem o nariz para essa ideia de spin-off, argumentando que a narrativa matriz é perfeita e não precisa de acréscimos. Mas Better Call Saul está aí para provar o contrário.

Em 2013, quando Breaking Bad terminou, a empolgação foi tanta que até houve exageros, do público e da mídia, de alçá-la ao posto de melhor série de todos os tempos (nota: é uma série arrebatadora e de alto nível, mas não para tanto). Antes mesmo de veicular as opções de spin-off, a opinião majoritária rejeitava esse caminho.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Textos e mais textos brotaram nas mais diversas publicações sobre o suposto “erro” do canal AMC de fazer uma atração derivada de uma série tão imponente. Quando foi anunciado que o personagem foco da nova produção seria Saul Goodman (Bob Odenkirk), as críticas se intensificaram, muitas apontando que aquilo era “uma má ideia.”

Better Call Saul acabou virando um sucesso, um dos melhores dramas da atualidade. A série teve o mérito de alcançar fãs além do mundo Breaking Bad, ganhou elogios e virou um hit global. No Emmy, acumula 39 indicações (só ganhou uma estatueta).

Sim, realmente não é simples fazer, no mínimo, um bom spin-off de um programa aclamado; Friends (com Joey) e Arquivo X (com The Lone Gunmen) estão aí como exemplos de empreitadas decepcionantes. Por outro lado, há as soluções acertadas como Frasier (filhote da premiada comédia Cheers), toda a franquia Chicago, entre outras.

Justin Hartley em The Manny, sitcom dentro de This Is Us

Quais seriam os spin-offs de This Is Us

A história ensina a ir com cautela quando o assunto é spin-off de série famosa. Nem tanta euforia nem tanta reprovação prévia. Sem dúvida, logo de cara, uma atração derivada de This Is Us iria atrair grande público e chamaria a atenção. A questão é escolher uma boa trama para ser sustentável a longo prazo.

Nos debates sobre um spin-off ideal de This Is Us, a sugestão que prevalece é acompanhar a família de Randall (Sterling K. Brown) e Beth (Susan Kelechi Watson). E poderia ser no modelo de This Is Us, mas com o presente sendo o futuro, conforme a trama mãe conta, com Randall na pele de um político proeminente e as filhas do casal todas adultas.

Assim, esse spin-off poderia voltar ao passado e fazer algumas ligações com a história principal. E teria muita coisa para explorar, não apenas a carreira política de Randall, de olho na Presidência dos Estados Unidos. Beth tem uma vida própria e todas as filhas (Deja, Annie e Tess) são capazes de protagonizar tramas intrigantes.

Entre as ideias ventiladas estão algumas mais diferentonas, como seguir os passos da carreira de ator de Kevin (Justin Hartley), principalmente na época em que ele estrelava a sitcom Tha Manny. Seria igualmente interessante embarcar em uma viagem ao passado para revelar quem era William (Ron Cephas Jones), pai biológico de Randall, antes de ele entrar para a família Pearson.

Como os fãs de This Is Us sabem, caminhos para um spin-off não faltam, até pelo fato de o último episódio da série mãe ter deixado muita coisa em aberto. Vale ter uma visão mais ampla do que pode vir a ser uma boa série derivada ao invés de fazer campanhas contra a expansão da trama. Uma atração tipo Better Call Saul, tão boa quanto a narrativa matriz, pode nascer. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....