Curiosidade

Sabia? Filha de Raul Cortez também é atriz e protagonizou uma das piores novelas da Record TV

Lígia Cortez seguiu os passos do pai e se tornou uma grande artista

Publicado em 22/04/2023

A reprise de O Rei do Gado na Globo destaca grandes cenas de Raul Cortez. Um dos maiores atores do país, ele brilhou na produção como o italiano Geremias Berdinazi. Já falecido, o veterano teve duas filhas e uma delas seguiu a mesma carreira do pai.

Lígia Cortez, atualmente com 62 anos, é filha de Raul com a grande artista Célia Helena. A influência dos pais foi crucial para ela começar a fazer teatro e iniciar uma longa jornada na TV.

Desde a juventude, Lígia está empenhada em trabalhos voltados à Arte, coordenando uma série de projetos. Além de atriz, ela também é diretora e pesquisadora.

Barão de Bonsucesso (Raul Cortez) em Senhora do Destino
Raul Cortez em Senhora do Destino

Trabalhos da filha de Raul Cortez

Lígia começou a fazer peças de teatro na década de 1980. Desde então, esse é o seu principal nicho de atuação, comandando inclusive projetos voltados ao grupo Célia Helena, um dos mais famosos do país.

A atriz também fez vários filmes e estreou na televisão na Manchete, em 1991, na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão. Na Globo, ela começou com uma participação em Vila Madalena e ganhou seu primeiro papel fixo em Esperança, produção em que trabalhou ao lado do pai.

O retorno à emissora aconteceu em Páginas da Vida, trama em que Raul também seria escalado, mas o ator faleceu no mesmo ano devido a um câncer.

A veterana também ganhou um papel de destaque em Sete Pecados, além de participar de Viver a Vida e Sete Vidas – sua última novela com uma personagem fixa. Depois, foi escalada para as séries Segunda Chamada e Hebe.

Lígia Cortez em Sete Vidas
Lígia Cortez em Sete Vidas

Protagonista na Record

Além de trabalhar na Globo, a filha de Raul Cortez fez uma novela na Record, mas não teve uma experiência bem sucedida. Ela foi contratada para estrelar Metamorphoses, em 2004, como Circe Cipriates, que sofre um acidente de carro a mando da máfia japonesa e “troca de rosto” com a irmã depois de uma cirurgia plástica.

A personagem, porém, não rendeu. A trama em si foi um fiasco, com uma história confusa que não caiu nas graças do público. Com isso, passou por uma série de mudanças, que mesmo assim não evitaram o título de uma das piores novelas da Record.

Metamorphoses foi um grande fracasso, ganhou uma espécie de segunda fase, com outros personagens, e até uma nova autora, mas o estrago já estava feito. Por isso, Terminou com uma péssima média de audiência.

Lígia Cortez, a filha de Raul Cortez
Lígia Cortez, a filha de Raul Cortez

Embora tenha sido um projeto para ser esquecido, o folhetim contou com uma boa produção, várias ações de marketing e investimento da emissora. Além de Lígia Cortez, o elenco contou com nomes de peso, como Paulo Betti, Gianfrancesco Guarnieri, Rodrigo Lombardi e Zezé Motta.

Também é lembrada como a primeira novela da apresentadora infantil Jackeline Petkovic, com uma atuação fraquíssima; além da estreia de Paolla Oliveira, que embora tenta esconder o mico, estreou na Record, e não em Belíssima, da Globo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade