Esquecidas

Ficou no limbo? Veja 5 novelas aclamadas que nunca foram reprisadas pela Globo

América e outras tramas se destacaram, mas foram deixadas de lado pela Globo

Publicado em 08/03/2022

As reprises de novelas já se tornaram uma tradição. Se antes a Globo reapresentava apenas uma trama no Vale a Pena Ver de Novo, atualmente há um novo horário, exibindo uma edição especial de O Cravo e a Rosa. Ambas faixas fazem grande sucesso e conquistam o público.

Além disso, a emissora tem um canal exclusivo para reprises antigas. No Canal Viva, quatro faixas transmitem histórias de sucesso de várias épocas e horários.

A escolha de um título para ser reapresentado sempre gera expectativa, mas não é tão simples. Entre os fatores, considera-se audiência e o desempenho da novela na exibição original.

Mas, enquanto muitas tramas vão e sempre voltam, outras ficaram “esquecidas no churrasco”. Ainda sem motivo aparente, listamos 5 novelas aclamadas que nunca foram reprisadas.

América

Uma das maiores incógnitas gira em torno da trama de Gloria Perez. América foi exibida em 2005, teve mais de 200 capítulos e causou grande repercussão.

Embora tenha começado com alguns problemas, a história deslanchou e se tornou um fenômeno na época. Para se ter ideia, sua média geral (49 pontos) é a segunda maior da década de 2000, perdendo apenas para Senhora do Destino. Mesmo assim, a reprise não aconteceu.

Mais de quinze anos depois, os fãs poderão revê-la no Globoplay. Ao que tudo indica, América entra para o catálogo do streaming em abril.

Deborah Secco e Murilo Benício na novela América, da Rede Globo (Divulgação / Globo)
Deborah Secco e Murilo Benício na novela América, da Rede Globo (Divulgação / Globo)

A Favorita

A primeira novela de João Emanuel Carneiro no horário nobre também nunca foi reapresentada. Com ares de novidade, conquistou muitos telespectadores.

Diferente do convencional, a trama não revelou de cara quem era a vilã e a mocinha. Foram longos capítulos até Flora (Patrícia Pillar) começar a tacar o terror na produção.

Com muitas reviravoltas e reta final atrativa, A Favorita está no hall das grandes novelas da dramaturgia da Globo. A reprise ainda não aconteceu, mas a emissora acalmou o público ao disponibilizá-la no Globoplay.

Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia), de A Favorita
Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia), de A Favorita (Divulgação/TV Globo)

Escrito nas Estrelas

Escrito nas Estrelas está sempre nas listas de possíveis reprises, seja na Globo ou no Viva. A novela de Elizabeth Jhin foi muito aclamada na época e tem uma história muito instigante.

Mas, assim como outras obras da autora, nunca teve uma chance de reapresentação. Por ser uma trama das seis, tem potencial para entrar no segundo horário de novelas recém lançado pela emissora.

Cena da novela Escrito nas Estrelas
Cena da novela Escrito nas Estrelas (Foto: Reprodução/ Globo)

Uga Uga

A novela de Carlos Lombardi tem o melhor desempenho de uma novela das sete da década de 2000. A média geral de audiência é de 38 pontos, índice inimaginável para uma trama dessa faixa.

De fato, foi um enorme sucesso e é sempre lembrada pelos saudosistas. Além de contar a curiosa história de um rapaz branco criado como índio, destacou a história de amor entre Baldochi (Humberto Martins) e Maria João (Vivianne Pasmanter).

Embora tenha todos os ingredientes para prender o público, a reprise de Uga Uga é praticamente impossível por um motivo: polêmicas com entidades de proteção aos índios, que criticaram demais o modo como eles eram retratados. Hoje em dia, seria uma novela cancelada por muita gente.

Claudio Heinrich e Lima Duarte
Claudio Heinrich e Lima Duarte como Tataupu e Nikos (Divulgação/ TV Globo)

Kubanacan

Na mesma vibe de Uga Uga, essa outra novela de Carlos Lombardi não enfrentou tanta polêmica. Ao contrário, virou um patrimônio da dramaturgia graças à memória afetiva do público.

A história mirabolante do Pescador Parrudo (Marcos Pasquim) se tornou atemporal. Além disso, é uma novela ágil, com muitas reviravoltas e ingredientes para prender os telespectadores.

Um grande sucesso, Kubanacan é uma boa opção para reprise no Viva. Para quem pretende matar as saudades, a novela está disponível na íntegra no Globoplay.

Marcos Pasquim, Adriana Esteves e Vladimir Brichta em Kubanacan
Marcos Pasquim, Adriana Esteves e Vladimir Brichta em Kubanacan (Divulgação – TV Globo)

Leia outros textos AQUI

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade