Novidade

Feita às pressas, novela que uniu roça e praia será reprisada pela segunda vez

Trama de Antonio Calmon contou com elenco estrelar e terminou com tragédia

Publicado em 14/05/2023

A partir do dia 12 de junho, a novela Corpo Dourado voltará ao ar. A trama que uniu roça e praia será reprisada pela segunda vez, dessa vez no Canal Viva.

Original de 1998, a obra de Antonio Calmon será a substituta de Coração de Estudante na faixa das 12h40, com reapresentação na madrugada, às 01h15.

Implantada às pressas, será reexibida dezenove anos após sua primeira reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2004. Dessa vez, porém, todos os 191 capítulos serão mostrados.

Selena em Corpo Dourado
Cristiana Oliveira viveu Selena em Corpo Dourado

Conflitos e amores

Corpo Dourado é uma novela marcada por uma série de personagens carismáticos, começando pela protagonista, a rústica fazendeira Selena (Cristiana Oliveira).

O núcleo da mocinha se concentrava na zona rural, cenário em que ela tentava a todo custo descobrir quem era seu pai, segredo guardado a sete chaves por sua mãe.

Em paralelo, a cidade fictícia de Marimbá contava com lindas praias (tradição das novelas de Calmon), muitos conflitos amorosos e até um crime misterioso.

Chico (Humberto Martins), delegado da cidade, tentava desvendar o caso, além de lidar com sua esposa problemática, Amanda (Maria Luísa Mendonça). Com a chegada de Arthurzinho (Marcos Winter) à cidade, vários conflitos começam.

O forasteiro se apaixona por Selena, mas também é noivo de Alicinha (Dani Winits). A protagonista, porém, nutre uma paixão por Chico e vira alvo de Amanda, que mais tarde descobre ser sua meia-irmã.

Toda essa história permeada por amores foi implantada às pressas. “Foi uma loucura. Foi uma emergência da emissora. Tive que fazer correndo. Fiz bem, deu certo, mas não consigo nem resumir a história, porque não me lembro“, disse o autor ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

Felipe Camargo e Giovanna Antonelli
Felipe Camargo e Giovanna Antonelli em Corpo Dourado (Divulgação/ TV Globo)

Boa audiência e tragédia

Além disso, Corpo Dourado estreou com a dura missão de substituir a antecessora, a fracassada Zazá. Embora não tenha sido uma das grandes obras de Calmon, aumentou os índices de audiência da faixa das sete em cinco pontos.

Com um elenco estrelar, contando ainda com Giovanna Antonelli, Fábio Jr, Felipe Camargo, Hugo Carvana, Rosamaria Murtinho, Lucinha Lins, Fernanda Rodrigues e Marcelo Faria, a novela terminou em meio a uma tragédia.

Gerson Brener, que vivia o fazendeiro Jorginho na trama, levou um tiro durante um assalto e foi parar no hospital em estado grave. Ele ficou meses em coma, mas sobreviveu, porém com sequelas até hoje.

A novela estava há quatro dias de terminar e o personagem do ator não apareceu no último capítulo, em uma cena que reuniria todo o elenco. “A cena era apenas uma confraternização e uma apresentação final do elenco da novela, que apresenta seus momentos finais”, relatou a Folha na época.