Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Fenômeno

De veteranos a estreantes, relembre o elenco da primeira versão de Pantanal

Trama de Benedito Ruy Barbosa foi exibida em 1990 pela Manchete

Publicado em 28/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Pantanal ganha uma nova versão na Globo mais de trinta anos após estrear na Manchete. A aclamada trama de Benedito Ruy Barbosa tem tudo para garantir o sucesso da original, sobretudo em relação ao elenco.

Assim como o remake, a Pantanal antiga também contou com grandes estrelas. A extinta emissora investiu pesado para formar um time renomado, de veteranos a novatos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Cláudio Marzo foi a grande estrela. Ele viveu Joventino na primeira fase, que depois virou o Velho do Rio. Já na reta final, encarnou o protagonista José Leôncio.

Leôncio esteve a cargo de Paulo Gorgulho no início da trama e depois voltou como José Lucas. Já Marcos Winter foi Joventino neto, o grande amor de Juma Marruá, papel de Cristiana Oliveira.

Tadeu, filho bastardo do protagonista, esteve a cargo de Marcos Palmeira. Ele era filho de Filó, vivida por Jussara Freire na última fase e por Tânia Alves no começo da novela.

Paulo Gorgulho e Cristiana Oliveira em Pantanal

Elenco renomado

A Pantanal antiga teve também Cássia Kis como Maria Marruá e José Dumont como Gil. O filho deles, Chico, foi interpretado por Enrique Diaz.

Madeleine, amor de Leôncio, foi dividida por Ingra Liberato e Ítala Nandi. Sua irmã, Irma, esteve a cargo da estreante Carolina Ferraz e depois ficou com Elaine Cristina. Gustavo, apaixonado por Madeleine, era vivido por José de Abreu. Já Nathália Timberg ficou com Mariana.

No núcleo de Tenório, para o papel do coronel foi escalado Antônio Petrin, enquanto Maria Bruaca esteve na pele de Ângela Leal. A filha deles, Guta, era defendida por Luciene Adami, e o peão Alcides ficou com Ângelo Antônio.

Relembre outros atores do elenco da primeira versão de Pantanal:

Almir Sater – Trindade

Sérgio Reis – Tibério

Rosamaria Murtinho – Zuleika

Giovanna Gold – Zefa

Marcos Caruso – Tião

Ewerton de Castro – Quim

Andréa Richa – Muda

Flávia Monteiro – Nalvinha

Sérgio Britto – Antero

Rômulo Arantes – Levi

Tarcísio Filho – Marcelo

Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, foi exibida pela Manchete entre março e dezembro de 1990. A trama se tornou o maior fenômeno do canal e uma das maiores audiências de novela fora da Globo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....