Voto estrelado

Júri do Emmy Internacional tem Luciano Szafir, Marcelo Serrado e grande elenco

Atores e profissionais de TV são convidados a votar nas semifinais do cobiçado prêmio; foram realizadas três sessões online de votação no Brasil

Publicado em 24/08/2020

Luciano Szafir, Marcelo Serrado, Rainer Cadete, Fábio Porchat, Nathalia Dill, Ingrid Guimaraes e Suzana Pires foram alguns dos jurados convidados para as semifinais do prêmio Emmy Internacional deste ano.

A votação nas categorias de entretenimento na TV acontece com grupos de jurados de 20 países e vai até setembro. Já foram realizadas no Brasil três rodadas das votações, que se deram em formato de reuniões online.

Por meio dos prints das reuniões divulgados pelo própro Emmy, é possível verificar a grande presença dos artistas e profissionais de televisão e cinema do Brasil no júri.

O comando das sessões de votação no Brasil, com os chamados hosts (anfitriões), ficou a cargo de dois executivos locais da indústria de TV: Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Rede Globo; e o empresário Nelson Sato, dono da Sato Co., uma distribuidora internacional de conteúdos.

Schroder e Sato incluíram vários atores e atrizes, ao lado de outros profissionais da indústria, em suas seleções de convidados. Já os brasileiros Silvio de Abreu (diretor de Teledramaturgia da Globo),  Marcelo Serrado e Luciano Szafir foram convidados a participarem do júri em sessões internacionais, convocados por hosts do exterior.

Semifinal com Marcelo Serrado e Silvio de Abreu no júri. Foto: Divulgação

Marcelo Serrado e Silvio de Abreu integraram a mesa de jurados comandada por Marcos Santana, executivo da rede Telemundo, uma emissora dedicada ao público de língua espanhola nos Estados Unidos.

Luciano Szafir (no canto de baixo, à direita) na votação da NBCUniversal.
Foto: Divulgação

Já o ator Luciano Szafir foi jurado convidado pela NBCUniversal, em sessão sob o comando do também brasileiro radicado nos EUA Marcello Coltro, VP sênior de marketing digital e criação da NBCU para a América Latina.  

Na seleção de jurados escolhidos por Carlos Schroder, feita em duas sessões, há presença de nomes da própria Globo e das empresas coligadas (canais da Globosat), como também de produtoras independentes e de diretores de fora da Globo.

Entre os artistas na mesa da Globo estão nomes como Antonio Tabet e Fábio Porchat (ambos do grupo Porta dos Fundos, que já ganhou o Emmy de Humor), Ingrid Guimarães, além de executivas de produtoras como Floresta Entretenimento (do grupo Sony), Formata e O2.

Segunda sessão de votação sob convite da Globo. Crédito: Divulgação

Convidada na sessão da Globo, chama a atenção a presença de Petra Costa, a diretora brasileira indicada ao Oscar 2019 por seu documentário Democracia em Vertigem.

Já na sessão de votação das semifinais coordenada pelo empresário Nelson Sato, estiveram Rainer Cadete, Nathalia Dill e Suzana Pires, além de executivas de canais como Discovery e Band, e também da Netflix e da produtora Endemol Shine.

Sessão comandada por Nelson Sato, com Nathalia Dill e Rainer Cadete. Crédito: Divulgação

Até o mês de setembro, jurados de 20 países escolherão os finalistas da 48º. Edição do Emmy Internacional. Os jurados são convidados pelos hosts, que são membros associados da empresa organizadora, e o Emmy pede que falem inglês, uma vez que todos os programas inscritos na competição são legendados no idioma.

As categorias que concorrem no Emmy Internacional de artes e entretenimento são: programa de variedades, atriz, ator, humor, documentário, série dramática, programa de língua não-inglesa na TV dos EUA, entretenimento não-roteirizado (reality show), programete, novela e filme/série para a TV.

O prêmio este ano escolherá programas cujas inscrições foram feitas até fevereiro de 2020. Portanto, a premiação ainda não refletirá os efeitos da paralisação das produções no mundo todo, que aconteceu após 11 de março, com a decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Destas semifinais, sairão quatro finalistas de cada categoria, que serão divulgados em setembro. A festa de premiação, uma noite de gala em Nova York, está marcada para 23 de novembro. Entre os patrocinadores da edição da festa deste ano estão a TV Globo, Buena Vista (Disney) e HBO.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade