Luciano Szafir, Marcelo Serrado, Rainer Cadete, Fábio Porchat, Nathalia Dill, Ingrid Guimaraes e Suzana Pires foram alguns dos jurados convidados para as semifinais do prêmio Emmy Internacional deste ano.
A votação nas categorias de entretenimento na TV acontece com grupos de jurados de 20 países e vai até setembro. Já foram realizadas no Brasil três rodadas das votações, que se deram em formato de reuniões online.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Por meio dos prints das reuniões divulgados pelo própro Emmy, é possível verificar a grande presença dos artistas e profissionais de televisão e cinema do Brasil no júri.
O comando das sessões de votação no Brasil, com os chamados hosts (anfitriões), ficou a cargo de dois executivos locais da indústria de TV: Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Rede Globo; e o empresário Nelson Sato, dono da Sato Co., uma distribuidora internacional de conteúdos.
Schroder e Sato incluíram vários atores e atrizes, ao lado de outros profissionais da indústria, em suas seleções de convidados. Já os brasileiros Silvio de Abreu (diretor de Teledramaturgia da Globo), Marcelo Serrado e Luciano Szafir foram convidados a participarem do júri em sessões internacionais, convocados por hosts do exterior.
Marcelo Serrado e Silvio de Abreu integraram a mesa de jurados comandada por Marcos Santana, executivo da rede Telemundo, uma emissora dedicada ao público de língua espanhola nos Estados Unidos.
Foto: Divulgação
Já o ator Luciano Szafir foi jurado convidado pela NBCUniversal, em sessão sob o comando do também brasileiro radicado nos EUA Marcello Coltro, VP sênior de marketing digital e criação da NBCU para a América Latina.
Na seleção de jurados escolhidos por Carlos Schroder, feita em duas sessões, há presença de nomes da própria Globo e das empresas coligadas (canais da Globosat), como também de produtoras independentes e de diretores de fora da Globo.
Entre os artistas na mesa da Globo estão nomes como Antonio Tabet e Fábio Porchat (ambos do grupo Porta dos Fundos, que já ganhou o Emmy de Humor), Ingrid Guimarães, além de executivas de produtoras como Floresta Entretenimento (do grupo Sony), Formata e O2.
Convidada na sessão da Globo, chama a atenção a presença de Petra Costa, a diretora brasileira indicada ao Oscar 2019 por seu documentário Democracia em Vertigem.
Já na sessão de votação das semifinais coordenada pelo empresário Nelson Sato, estiveram Rainer Cadete, Nathalia Dill e Suzana Pires, além de executivas de canais como Discovery e Band, e também da Netflix e da produtora Endemol Shine.
Até o mês de setembro, jurados de 20 países escolherão os finalistas da 48º. Edição do Emmy Internacional. Os jurados são convidados pelos hosts, que são membros associados da empresa organizadora, e o Emmy pede que falem inglês, uma vez que todos os programas inscritos na competição são legendados no idioma.
As categorias que concorrem no Emmy Internacional de artes e entretenimento são: programa de variedades, atriz, ator, humor, documentário, série dramática, programa de língua não-inglesa na TV dos EUA, entretenimento não-roteirizado (reality show), programete, novela e filme/série para a TV.
O prêmio este ano escolherá programas cujas inscrições foram feitas até fevereiro de 2020. Portanto, a premiação ainda não refletirá os efeitos da paralisação das produções no mundo todo, que aconteceu após 11 de março, com a decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Destas semifinais, sairão quatro finalistas de cada categoria, que serão divulgados em setembro. A festa de premiação, uma noite de gala em Nova York, está marcada para 23 de novembro. Entre os patrocinadores da edição da festa deste ano estão a TV Globo, Buena Vista (Disney) e HBO.