
A Amazon Studios, braço da Amazon Prime Video destinado à produção de seus conteúdos para o streaming de vídeo, encontrou durante a pandemia da Covid-19 uma solução para dar continuidade às suas séries planejadas para serem filmadas no período.
Veja também:
- Xuxa se irrita com adiamento da segunda temporada de Caravana das Drags
- Líder de produção do PlayStation afirma que as adaptações de God of War e Horizon Zero Dawn, receberão o mesmo tratamento que The Last of Us
- Karl Urban, de The Boys, está em negociações finais para interpretar Johnny Cage em Mortal Kombat 2
E ela foi achada num país vizinho: o Uruguai, onde foram feitas as locações de duas de suas séries recentes cujas histórias se passam no Brasil, Manhãs de Setembro e Desjuntados.
Ambas tiveram elenco e equipe deslocados para o país vizinho.
Vale lembrar que, durante os piores meses da pandemia no ano passado, a produção nacional de dramaturgia praticamente parou.
Basta ver o que aconteceu com as novelas da TV Globo, que deixaram de ser produzidas durante quase um ano.
A solução

Malu Miranda, head de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios, explicou a solução, durante a entrevista de lançamento da série Desjuntados, comédia romântica que está na plataforma Prime Video.
Ela contou: “Foi um momento muito estranho para a produção internacional”.
“Regionalmente era uma estratégia, onde se poderia ir, porque havia certo controle”, complementou Malu.
De acordo com ela, foi feita uma pesquisa mais ampla dentro da América Latina para verificar se havia um país “production friendly” (amigável para produção) para produções estrangeiras.
No Uruguai, ela explicou, havia facilidades, tanto das produtoras com quem trabalhou, quanto do governo.
Além disso, o país conta com boa estrutura de hotelaria e tem infraestrutura necessária para se trabalhar com centenas de pessoas por lá durante um ano.
Segundo a head de conteúdo da Amazon Studios, todos ficaram muito felizes e trazem memórias incríveis de um povo que os recebeu de braços abertos.
“Aprendemos muito com os uruguaios; foi um desafio enorme”, completou Malu Miranda.
Suíça sul-americana
Produções dos Studios Amazon de outros países — até da como Suíça — também migraram para o Uruguai para filmagens.
O que não deixa de ser curioso, uma vez que num passado recente, o Uruguai era chamado de Suíça sul-americana, dado seu clima e qualidade de vida.
O pequeno país — tem uma população de 3,4 milhões de habitantes num território pouco menor que o Estado do Paraná –, é o segundo menor da América do Sul, atrás apenas do Suriname.
A executiva garante que os protocolos de segurança eram rígidos, mas houve um beneficio grande pela troca entre brasileiros e uruguaios.
Além de Desjuntados, que se passa no rio de Janeiro, outra produção da Casa, Manhãs de Setembro, tem história baseada em São Paulo mas também foi em grande parte filmada em terras uruguaias.
Dom, o maior lançamento de série nacional deste ano na plataforma, tinha sido filmado no período anterior a março de 2020, início da pandemia.
Foi também o caso dos dois filmes sobre o crime de Suzane von Richthofen, estrelados por Carla Diaz: A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais.
A Série Manhãs de Setembro, com a cantora Liniker no elenco, já tem sua segunda temporada confirmada pela Amazon Prime Video. O clipe do seriado pode ser visto a seguir.