Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

saudoso

Triste: Veterano de Mulheres Apaixonadas morreu enquanto gravava novela famosa

Atore Umberto Magnani interpretou Argemiro na novela de Manoel Carlos

Publicado em 18/08/2023

Mulheres Apaixonadas está de volta à Globo após 20 anos de sua exibição original. Infelizmente, seu elenco sofreu algumas perdas de lá para cá.

Uma das mortes que chocou o País foi do ator Umberto Magnani, que na trama de Manoel Carlos interpretou o carismático Argemiro, empregado de Lorena (Susana Vieira) e pai de Edwiges (Carolina Dieckmann).

O falecimento de Magnani ocorreu enquanto ele atuava em uma novela da emissora, desfalcando o projeto e deixando uma lacuna importante na arte brasileira.

Umberto Magnani é Argemiro em Mulheres Apaixonadas
Umberto Magnani é Argemiro em Mulheres Apaixonadas

Carreira além de Argemiro de Mulheres Apaixonadas

Umberto Magnani se formou na Escola de Arte Dramática (EAD) nos anos 1960 e logo passou a trabalhar na direção e atuação de peças de teatro.

Nas telinhas, estreou como ator na TV Excelsior em 1968 na novela Legião dos Esquecidos. Após seu debut, compôs projetos na TV Cultura, TV Tupi, Record TV, SBT, Manchete e Globo. Por muitos de seus papéis, sobretudo nos palcos, recebeu diversos prêmios, como o Troféu Mambembe e o Prêmio Molière.

Esteve em novelas marcantes, como Éramos Seis (1994), Por Amor (1997), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Alma Gêmea (2005), Páginas da Vida (2006).

Umberto Magnani e Jussara Freire em Chamas da Vida (Divulgação/Record TV)
Umberto Magnani e Jussara Freire em Chamas da Vida (Divulgação/Record TV)

Ele estava contratado pela Record TV quando retornou à Globo em 2016 para interpretar o Padre Romão em Velho Chico. Foi quando gravava essa novela, aliás, que Magnani passou mal e descobriu que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Umberto Magnani morreu enquanto gravava Velho Chico

O ator, que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, em 1941, passou mal nos estúdios Globo durante as gravações da novela Velho Chico, escrita por Benedito Ruy Barbosa.

No dia 25 de abril de 2016, data em que completou 75 anos, Magnani sofreu um derrame, foi socorrido às pressas e levado ao hospital. No dia seguinte enfrentou uma cirurgia delicada e acabou tendo uma parada cardíaca fatal.

umberto magnani padre romão velho chico
Umberto Magani como padre Romão em Velho Chico

As cenas que contavam com a participação de Umberto Magnani como padre Romão precisaram ser reescritas, mas o ator foi homenageado ao ter suas últimas gravações exibidas no folhetim.

Para dar seguimento à história, o autor não substituiu Magnani, mas optou por criar outro personagem semelhante, o Padre Benício, interpretado por Carlos Vereza.

Lembrando que Domingos Montagner, que compunha o elenco de Velho Chico, também faleceu nos bastidores da novela.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade