entenda

Ator da Globo virou garçom para superar perrengue financeiro

João Pedro Zappa precisou se virar após novela ser adiada

Publicado em 16/04/2023

Quem assistiu Nos Tempos do Imperador, novela das seis que foi exibida em 2021 na Globo, conferiu o trabalho de João Pedro Zappa. Na trama de época, ele deu vida ao mocinho Nélio.

Aos 34 anos de idade, Zappa coleciona inúmeros trabalhos no teatro e no cinema. Entre seus papéis mais elogiados estão João no filme Boa Sorte, em que Deborah Secco interpretou uma soropositiva, e Santos Dumont, sobre a história do aviador.

Na televisão, por sua vez, além do folhetim que narrou o reinado de Dom Pedro II, esteve em Cilada (2007), Guerra e Paz (2008), Além do Tempo (2015) e Os Dias Eram Assim (2017).

Sobre seu papel em Nos Tempos do Imperador, o ator não escondeu o êxtase. “Foi um tesão ter feito essa transição ao longo da história. Nélio começou quase como um cachorro do Tonico (Alexandre Nero), passou pela comédia de costume no núcleo da família e se tornou um herói romântico”, disse ele em entrevista à coluna Zean Bravo.

João Pedro Zappa é Nélio em Nos Tempos do Imperador (Divulgação Globo)
João Pedro Zappa é Nélio em Nos Tempos do Imperador (Divulgação Globo)

Para quem não se lembra ou não assistiu à novela, Nélio, papel de João Pedro, foi par romântico de Dolores, interpretada por Daphne Bozaski. Juntos, os dois transmitiram muita química aos telespectadores e se tornaram queridinhos.

Dificuldades financeiras

Desde que começou a atuar profissionalmente, assim como muitos artistas, Zappa revelou ter enfrentado tempos em que faltam trabalhos e consequentemente, os ganhos financeiros. Para se virar, chegou a mudar de ramo por um período.

“Eu voltei da África após rodar o filme ‘Gabriel e a montanha’ (2017), e a novela que iria fazer foi adiada. Entrei no vermelho e trabalhei como garçom para o restaurante da minha irmã. Servia almoço e jantar. Fiquei quatro meses”, disse João Pedro.

A novela citada pelo ator é Jogo da Memória, escrita por Lícia Manzo para a faixa das 23h, que precisou ser adiada por alguns motivos. Um deles foi a cirurgia coronária do diretor artístico José Luiz Villamarim.

Ele conta que, além de trabalhar com a irmã, conseguiu emprego de garçom com um chef renomado. “Cheguei a pegar um filme no final do ano, deu para pagar as contas de dezembro, mas janeiro já virei no vermelho. Trabalhei até para o Miguel Ribas [chef de cozinha]. Eu servi em jantares para ele, servi um em um serviço de restaurante tailandês. Eu era um bom garçom“, relembrou.

Dolores (Daphne Bozaski) e Nelio (João Pedro Zappa) se casam (Globo/João Miguel Júnior)
Dolores (Daphne Bozaski) e Nelio (João Pedro Zappa) se casam (Globo/João Miguel Júnior)