Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
TRAMA DE ÉPOCA

O que a Globo deve esconder sobre Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador

Monarca é o protagonista da história escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson

Publicado em 10/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Nos Tempos do Imperador, que está chegando em sua fase final, narra parte do Segundo Reinado, mesclando realidade com ficção. Dom Pedro II, vivido por Selton Mello, é um dos personagens principais do folhetim.

Mas apesar de compor o núcleo central da história, o monarca não tem sua vida destrinchada nos mínimos detalhes – e isso não seria algo possível para uma novela que tem muitas outras tramas em curso.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Por isso, há curiosidades sobre o filho de Dom Pedro I que a Globo nem chegará a mostrar e não será através da telinha que o público poderá conhecê-las.

Veja fatos interessantes sobre o Imperador omitidos pelo roteiro da novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Mesmos ganhos por quase 50 anos

O Segundo Reinado do Brasil é considerado um dos mais modestos do mundo.

Isso porque Dom Pedro ll optou por receber 66 contos por mês durante os 49 anos que esteve no comando do país. Sempre que o Parlamento propunha aumentar seu salário, o marido de Teresa Cristina rejeitava.

Dom Pedro II presidente dos Estados Unidos?

Há registros históricos que dizem que Dom Pedro II visitou os Estados Unidos em 1876, bem na época em que o país se preparava para lançar os candidatos à presidência. Seja por brincadeira ou manifesto, um homem teria lançado uma chapa com o nome do monarca brasileiro para concorrer ao posto que hoje é de Joe Biden.

2 metros de altura e voz fina

Algo que definitivamente não é mostrado em Nos Tempos do Imperador é o tipo físico real de Dom Pedro II. Ele era bem alto – tinha quase dois metros de altura – e sua voz era considerada fina. Enquanto que o ator que o interpreta, Selton Mello, tem 1m81 e sua voz, apesar de branda e até aveludada, não é fina.

Sobre o seu tom de voz, a História afirma que se tornou assim após uma forte crise de laringite, adquirida pelo consumo excessivo de sorvete. Será?!

Selton Mello e Mariana Ximenes são Dom Pedro II e Luísa em Nos Tempos do Imperador (Divulgação)

Luísa não era a única amante

Desde o início de Nos Tempos do Imperador, o público sabe do caso de amor entre o Dom Pedro II e a preceptora de suas filhas, Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes). Essa é uma história que realmente aconteceu, contudo, o monarca mantinha diversas outras amantes enquanto casado com Teresa. E, curiosamente, há registros que indicam muita paixão por parte do Imperador por todas as mulheres com as quais se envolvia.

Paixão por ciência e astronomia

Dom Pedro II também é conhecido historicamente por ser um homem culto e à frente de seu tempo. Um de seus hobbies era estudar os astros de alto de seu palácio, onde dispôs um observatório e um laboratório. Hoje, no dia do nascimento do Imperador comemora-se o Dia Nacional da Astronomia – não é mera coincidência.

Obcecado por ciência, de modo geral, ele teve a oportunidade de ter contato com ninguém menos do que Alexander Graham Bell, Victor Hugo, Friedrich Nietzcsche, Louis Pasteur e Charles Darwin.

Fotógrafo com grande acervo

A arte da fotografia também era a ‘praia’ de Dom Pedro II e é algo que não é mostrado em Nos Tempos do Imperador. O monarca começou a fotografar com apenas 14 anos e seguiu com o hobbie por toda a vida. Quando deixou o comando do Brasil, ele deixou como herança 25 mil fotos, que foram entregues à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Leia outros textos da colunista AQUI.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....