Bicho do Mato

Antes da Globo, Record transformou Juma em Juba e lançou o seu próprio Pantanal

Emissora imprimiu universo pantaneiro e repetiu personagens de Benedito Ruy Barbosa

Publicado em 28/03/2022

5ª produção de dramaturgia desde a retomada da Record TV neste campo, Bicho do Mato (2006), escrita por Cristianne Fridman e Bosco Brasil a partir do argumento original de 1972, uma obra de Chico de Assis e Renato Corrêa de Castro para a Globo, ganhou ares sofisticados e muito mais atribuidos à Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, do que a sua própria versão original.

Com gravações em cidades interioranas do Pantanal, a produção que apresentou o então estreante André Bankoff como Juba, da mesma “espécie” de Juma [Marruá], teve orçamento triplicado em relação à Prova de Amor, sua antecessora, além de beber à vontade da mesma fonte do fenômeno que estreia hoje na Globo, 30 anos após a sua produção a Rede Manchete.

Bicho do Mato
Bicho do Mato Divulgação Record TV

Universo pantaneiro na tela da Record TV

Bicho do Mato chamou a atenção pela estética rural, com cenários deslumbrantes da natureza pantaneira, muitos takes de animais selvagens ilustravam passagens de uma cena para outra. Mas a sua escalação de elenco foi o ponto-chave para fazer o espectador revisitar Pantanal como telenovela.

Isso porque Sérgio Reis e Almir Sater, figuras marcantes de Pantanal e O Rei do Gado, voltavam a formar dupla em cena, repetindo o mesmo contexto já visto, como peões que tocavam moda de viola.

Almir Sater e Sérgio Reis em cena de Bicho do Mato
Almir Sater e Sérgio Reis em cena de Bicho do Mato Reprodução Record TV

E se a nudez dos personagens de Pantanal escandalizavam na época, com Bicho do Mato não foi diferente. A Record TV despiu o protagonista inúmeras vezes até o fim da história. Logo no primeiro capítulo André Bankoff nadou completamente pelado.

A direção da novela alegou que as cenas faziam parte do contexto, uma vez que era costume dos moradores da zona rural nadarem nus em suas terras no local onde a trama era ambientada.

Trilha sonora

André Bankoff como Juba em Bicho do Mato
André Bankoff como Juba em Bicho do Mato Reprodução Record TV

Retratos do Brasil, uma composição de Nasr Chaul e João Caetano, virou tema de abertura de Bicho do Mato nas vozes de Sérgio Reis e João Caetano. Saudade Morena de Rionegro & Solimões, No Rastro da Lua Cheia e Lua Nova, ambas de Almir Sater, também englobaram a parte sertaneja da trilha sonora.

Boa recepção da crítica e excelente audiência

André Bankoff (Juba)
André Bankoff Juba Divulgação Record TV

Edson Spinello foi quem assinou a direção geral de Bicho do Mato. Bem recepcionada pela crítica especilizada, a trama foi supervisionada pelo popular Tiago Santiago e fechou com média geral de 14 pontos de audiência diários e picos de 22 ao longo dos seus 211 capítulos. Um grande sucesso da emissora.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade