Veja os atores de Porto dos Milagres que já nos deixaram, 20 anos depois do lançamento da novela

Novela de 2001 entrou para o catálogo do streaming como parte do projeto de resgate de clássicos

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última sexta-feira (5), a novela Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, completou 20 anos de sua estreia na faixa das 21h da TV Globo. Alguns dias antes – na segunda-feira (1º) -, o Globoplay integrou-a a seu catálogo, como parte do projeto de resgate de clássicos da emissora carioca.

O In Memoriam do Observatório na TV relembra nesta semana alguns dos integrantes do elenco da novela que, no decorrer dessas duas décadas, infelizmente nos deixaram. Confira o vídeo!

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um deles é Cláudio Corrêa e Castro, que viveu Seu Babau, dono de um bar no qual os pescadores se reuniam e pai da bela Esmeralda (Camila Pitanga).

Cláudio Corrêa e Castro em cena de Chocolate com Pimenta (Reprodução: TV Globo)

Cláudio participou de diversas novelas e minisséries nas TVs Excelsior, Tupi e Globo, como Mulheres de Areia (1973), Dancin’ Days (1978), A Gata Comeu (1985), Vale Tudo (1988) e Chocolate com Pimenta (2003). O ator faleceu em 2005, aos 77 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

A certa altura da história, a fogosa Socorrinho (Mônica Carvalho) passa a trabalhar como prostituta, atendendo pelo nome de ‘Bela da Tarde’. Ela é o oposto de sua irmã, a beata Genésia (Júlia Lemmertz). Um dos clientes de Socorrinho é o Comendador Severo, interpretado pelo ator Carlos Eduardo Dolabella.

Carlos Eduardo Dolabella interpretou Arnaldo em Por Amor (Reprodução/TV Globo)

Dolabella faleceu em 2003, aos 65 anos, e essa participação em Porto dos Milagres foi seu último trabalho na televisão. Na Globo, ele esteve em trabalhos representativos, tais como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), O Bem-amado (1973), O Astro (1977), Água Viva (1980), Amor com Amor se Paga (1984) e Por Amor (1997).

Aos 53 anos, em 2017, a atriz Solange Badim faleceu após enfrentar um câncer de pulmão. Porto dos Milagres foi sua primeira novela, na qual viveu a beata Serena, que fofocava sobre a vida dos moradores da pequena cidade.

Solange Badim (Divulgação/Globo)

Em 2012, a atriz se tornou bastante popular ao interpretar Delzuíte em Salve Jorge, novela de Glória Perez. Ela era mãe de Lurdinha (Bruna Marquezine) e mantinha um relacionamento com o malandro Pescoço (Nando Cunha).

Ator e cineasta consagrado, Hugo Carvana fez uma participação especial na primeira fase de Porto dos Milagres como o Delegado Gouveia, comparsa de Augusta Eugênia (Arlete Salles). Ele faleceu em 2014, aos 77 anos, depois de enfrentar um câncer de pulmão, a exemplo de Solange Badim.

Carvana teve momentos de grande destaque na teledramaturgia, entre os quais a série Plantão de Polícia (1979) e novelas como Corpo a Corpo (1984), Roda de Fogo (1986), O Dono do Mundo (1991) e Celebridade (2003), na qual viveu o magnata das comunicações Lineu Vasconcelos, cujo assassinato misterioso rendeu um suspense que mobilizou a audiência.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio