Barriga de Aluguel completa 30 anos e suas discussões continuam atuais

Novela mobilizou a audiência às 18h com o tema da inseminação artificial

Publicado há um mês
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O TBT da TV desta semana relembra o trigésimo aniversário da estreia de uma novela de grande sucesso: Barriga de Aluguel, de Glória Perez, com direção-geral de Wolf Maya. Ela foi ao ar de 20 de agosto de 1990 a 1º de junho de 1991 – uma das mais longas da TV Globo em número de capítulos (243).

Glória desenvolveu a sinopse da novela em 1985, e apenas em 1990, após pelo menos duas ocasiões em que quase chegou a ir ao ar, foi que Barrga de Aluguel entrou em produção e ganhou as telas. As protagonistas eram a jogadora de vôlei Ana (Cássia Kiss) e a jovem Clara (Cláudia Abreu), unidas pela maternidade de uma mesma criança.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Clara é contratada por Ana e seu marido Zeca (Victor Fasano) para que eles possam realizar o sonho de ter um filho. No entanto, a barriga de aluguel gera muitos problemas e questionamentos, já que a rigor mãe é aquela que carrega o bebê na barriga, conforme o senso de diversos referenciais. É o que Clara acaba pensando, e o que a leva a querer para si o filho biológico de Zeca e Ana.

Os temas discutidos pela autora nesse trabalho seguem atuais, modernos que eram na época de um lado e numa representação de como talvez tenhamos evoluído poucos em 30 anos, de outro. Confira o vídeo, que está no canal do Observatório da TV no YouTube:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais