243 capítulos

Mais de 30 anos depois de lançada, Barriga de Aluguel chega ao Globoplay, e suas discussões continuam atuais

Novela de Glória Perez, uma das mais longas da TV Globo, entra no catálogo da plataforma nesta segunda-feira (8)

Publicado em 08/05/2023

Nesta segunda-feira (8), o Globoplay integra a seu catálogo, como parte do Projeto Resgate, a novela Barriga de Aluguel, de Glória Perez, com direção-geral de Wolf Maya. Ela foi ao ar de 20 de agosto de 1990 a 1º de junho de 1991 – uma das mais longas da TV Globo em número de capítulos (243).

Glória desenvolveu a sinopse da novela em 1985, e apenas em 1990, após pelo menos duas ocasiões em que quase chegou a ir ao ar, foi que Barriga de Aluguel entrou em produção e ganhou as telas. As protagonistas eram a jogadora de vôlei Ana (Cássia Kiss) e a jovem Clara (Cláudia Abreu), unidas pela maternidade de uma mesma criança.

Clara é contratada por Ana e seu marido Zeca (Victor Fasano) para que eles possam realizar o sonho de ter um filho. No entanto, a barriga de aluguel gera muitos problemas e questionamentos, já que a rigor mãe é aquela que carrega o bebê na barriga, conforme o senso de diversos referenciais. É o que Clara acaba pensando, e o que a leva a querer para si o filho biológico de Zeca e Ana.

Entre outros, o elenco também conta com Adriano Reys, Leonardo Villar, Mário Lago, Beatriz Segall, Lady Francisco, Humberto Martins, Denise Fraga, Wolf Maya, Lúcia Alves, Nicole Puzzi, Sura Berditchevsky, Jairo Mattos, Tereza Seiblitz, Francisco Milani, Vera Holtz, Anilza Leoni, Regina Restelli e Sônia Guedes.

Os temas discutidos pela autora nesse trabalho seguem atuais, modernos que eram na época de um lado e numa representação de como talvez tenhamos evoluído pouco em 30 anos, de outro. Confira o TBT da TV sobre Barriga de Aluguel, que está no canal do Observatório da TV no YouTube:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade