Autores que escreveram uma novela só: tem, e tem muitos

Ter escrito apenas uma novela como titulares não faz dos autores figuras inexperientes, é bom deixar claro

Publicado há 2 meses
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Recentemente falamos aqui nas Curiosidades da TV do Observatório da TV a respeito dos autores campeões de trabalhos no gênero novela em nossa telinha: Benedito Ruy Barbosa, Walther Negrão, Ivani Ribeiro e Janete Clair são alguns deles.

Falamos também sobre aqueles que já escreveram bastante, porém menos do que imaginamos – e do que os citados no parágrafo anterior. É o caso de Manoel Carlos, Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e outros.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, a vez é dos autores de novela que escreveram uma novela só – como titulares, aqueles que assinam em “novela de”, bem entendido. Alguns deles são velhos conhecidos da audiência, como Sérgio Marques e Emanuel Jacobina, este último autor de várias temporadas de Malhação.

No entanto, como autor titular de novela tradicional ele até aqui fez somente uma: Coração de Estudante (2002). Marques assinou Salomé (1991), e curiosamente a abertura grafou apenas “escrita por”, sem “novela de”; mas vale para nosso recorte, claro.

Confira o vídeo para saber ou recordar mais alguns casos como esses e os de Carlos Queiroz Telles, Gianfrancesco Guarnieri, Cláudia Lage, Carlos Eduardo Novaes… Não todos, porque novela é um assunto que sempre rende e de muitas formas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio