Após superar problemas técnicos em A Fazenda, diretor afirma: “emissora está muito satisfeita com o resultado”

Publicado em 27/10/2017

A Record TV convidou jornalistas para uma visita à sede de A Fazenda, em Itapecerica da Serra, no sudoeste da Grande São Paulo. Durante o passeio, os profissionais de imprensa puderam conhecer as dependências do local, onde a emissora realiza o seu principal reality show.

Com os peões confinados, foi possível caminhar pela academia, varanda e pelas baias, onde ficam os animais. Além disso, a Record TV mostrou detalhes, com registro fotográfico proibido, como o corredor onde é possível assistir através de janelas de vidro todos os cômodos da casa.

Por quase duas horas, os jornalistas puderam fotografar e, ainda, curtir a paisagem em meio à natureza de Itapecerica da Serra. Antes A Fazenda era realizada em Itu, no interior de São Paulo.

Roberto Justus recebe os jornalista em seu camarim na sede do reality A Fazenda
Roberto Justus recebe os jornalista em seu camarim na sede do reality A Fazenda (Divulgação/Record TV)

A Record TV não revela valores, mas demonstra que realizou grandes investimentos. Além de acomodações para toda a equipe e escritórios, há ainda espaços típicos de uma emissora de televisão: camarim do apresentador, ilhas de edição e sala de controle. Toda a estrutura lembra, realmente, uma miniestação de TV.

Os jornalistas puderam conhecer também o estúdio do apresentador e, ainda, o campo de provas de A Fazenda. Conforme caminhavam dentro da propriedade, mais profissionais da equipe técnica e de conteúdo apareciam. Todos muito disciplinados e trabalhando em silêncio.

Confira: A Fazenda 9: “O imprevisto é muito legal”, diz Justus sobre programa ao vivo

O diretor do núcleo de realities da Record TV, Rodrigo Carelli, dimensionou o trabalho realizado em Itapecerica da Serra. “Mais ou menos 200 pessoas em turnos. Tudo funciona 24 horas, a edição é feita em processo quase industrial”.

Somente na sala de controle, foi possível contar com mais de 11 profissionais, altamente

Centro de controle de A Fazenda montado em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo
Centro de controle de A Fazenda montado em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo (Divulgação / Record TV)

concentrados em suas tarefas. É ali o centro nervoso, o coração do programa. O local é responsável pelas captações de imagens e áudios, a minutagem de cada acontecimento e a transmissão ao vivo pelo portal R7 e pela emissora aberta. O diretor responsável por A Fazenda, Fernando Viudez definiu a filosofia de trabalho na equipe. “(…) Aqui é colocar [no ar] uma novela com personagens reais”.

O tour pelas instalações do reality contou, também, com um bate-papo entre jornalistas, o diretor Carelli e Viudez. Também estavam presentes o diretor de comunicação da Record TV, Celso Teixeira, e a CEO da produtora Cygnus, Carla Affonso. Minutos depois, apareceu o apresentador Roberto Justus.

Todos trataram de explicar que os problemas de comunicação do início da temporada foram superados e que, de forma alguma, afetaram o conteúdo artístico do programa. Logo no primeiro episódio, a atração sofreu com problemas de áudio e a comunicação entre peões e o apresentador Roberto Justus foi comprometida. O evento repercutiu negativamente na imprensa e nas mídias sociais.

“O planejamento inicial não mudou em nada, apesar dos problemas técnicos”, assegurou Viudez. E Carelli, completou: “Desde a segunda semana, não houve problemas técnicos. (…) A Record está muito satisfeita com o resultado no ar”.

O encontro entre profissionais de imprensa e a direção de A Fazenda teve como principal intuito mostrar que a Record TV investiu pesado no reality, impressionar jornalistas e, ainda, justificar os erros nos primeiros episódios.

Veja também: A Fazenda 9: “Faz parte do jogo”, diz Justus sobre cortes na transmissão 24h online

Para a emissora, é como se o programa tivesse, de fato, começado do zero, por isso, ajustes foram necessários. A Cygnus, produtora independente responsável por colocar o reality no ar, está perdoada e deve, então, manter os níveis de qualidade exigidos pela Record TV.

Diretores de A Fazenda conversam com jornalista duranta visita ao reality
Diretores de A Fazenda conversam com jornalista duranta visita ao reality (Divulgação / Record TV)

Questionados sobre censura, quando a transmissão ao vivo do programa é cortada, tanto Carelli, quanto Viudez afirmaram que, algumas vezes, a transmissão é cortada por uma questão de responsabilidade social e editorial, já que os peões esquecem que estão sendo assistidos por milhões de pessoas.

“O que importa para o público são coisas que tem a ver com o chamado jogo. (…) Toda a movimentação de amizade, tudo que tem a ver com a convivência a gente tem que colocar no ar”, declarou Carelli.

Oficialmente, a Record TV ainda não fechou a grade de programação de 2018. Porém, durante a visita, se ouviu extraoficialmente que A Fazenda tem reais possibilidades de voltar com mais uma temporada. E não mais A Fazenda – Nova Chance.

+ ACOMPANHE TUDO SOBRE A FAZENDA – NOVA CHANCE

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade