Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
ENTENDA

Confusão com personagem de Law & Order: SVU envolve até porta-voz dos EUA

Personagem vivida pela atriz Isabel Gillies foi alvo de ataques odiosos

Publicado em 06/10/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Ex-Law & Order: SVU, Isabel Gillies foi alvo da confusão clássica feita por parte do público ao embaralhar uma personagem com a atriz que a interpreta. Ela revelou em um texto algumas mensagens de ódio direcionadas a Kathy Stabler, figura importante no drama policial e jurídico. A celeuma foi imensa e até a porta-voz dos Estados Unidos entrou no debate.

Isabel Gillies escreveu em um blog o texto T.H.I.N.K: The haters gonna hate, I guess? (Pense: quem odeia sempre vai odiar, eu acho?, em tradução livre), publicado na terça-feira (5). Nele, a atriz compartilhou postagens que recebeu e viu no Twitter de pessoas desejando as coisas mais pavorosas e brutais para Kathy Stabler (personagem morta na série, não sobreviveu a um carro-bomba).

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A reação do público se intensificou após uma revelação de detalhes de uma carta escrita por Kathy, ex-mulher de Elliot (Chris Meloni), entendida como uma manipulação para abalar a relação dele com a amiga Olivia Benson (Mariska Hargitay). Os fãs torcem para Elliot e Olivia formarem um casal.

Isabel ficou surpresa ao entrar na rede social e ver a personagem dela, Kathy Stabler, no bolo dos assuntos em alta. Ela clicou para ver o que estavam comentando “e, bem, comecei a chorar.” 

A atriz disse que leu mensagens como “Kathy Stabler merece queimar nas profundezas do inferno“, “Você merece ser explodida!” e “Essa moça é a mais malvada, mais piranha e vagabunda que eu conheço.”

No universo de Law & Order: SVU, Kathy Stabler apareceu em 32 episódios, incluindo o primeiro, lá em 1999. Ela foi presença constante até a 12ª temporada (2011) e retornou dez anos depois para participar do enredo que serviu como base do lançamento da série Law & Order: Organized Crime, cujo personagem principal é Elliot, ex-marido de Kathy.

Ficção versus vida real

A repercussão do texto feito por Isabel não foi boa. Muitos fãs pontuaram que o ódio foi totalmente direcionado à personagem dela. Eles lembraram o fato de não ter ocorrido nenhuma ameaça à atriz, de morte ou de qualquer ato violento. 

Houve aquelas pessoas mais apaziguadoras e tentaram entender a situação, argumentando que uma atriz pode ter uma identificação muito forte com a personagem e sentir como pessoal os comentários negativos feitos a um ser inexistente.

O debate sobre diferenciar a ficção da vida real tomou conta do Twitter, entre os internautas fãs de Law & Order: SVU. O curioso foi notar gente famosa dando pitacos, o que só aumentou a proporção da conversa. O ápice foi uma intervenção de Jen Psaki, a porta-voz da Casa Branca sob o governo do presidente Joe Biden.

Ela tratou a questão como se os ataques fossem contra a atriz. E escreveu: “Você não pode mudar as pessoas que carregam venenos nas veias, que vão para o Twitter fazer posts maldosos. Tudo o que você pode é continuar sendo a pessoa que é, um ser de bom coração e uma mãe. Obrigada por escrever isso.

Essa publicação de Jen gerou um debate paralelo, sobre se não havia problemas suficientes nos EUA e no mundo para a secretária de imprensa realmente se preocupar.

A dica para sanar tudo isso veio de Mariska Hargitay, ela que desde 1999 vive a mesma personagem em Law & Order: SVU e enfrentou muitas vezes algo parecido. Isabel entrou em contato com a colega de profissão e recebeu a seguinte orientação: “não leve [os comentários raivosos] para o lado pessoal”.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....