SOBREVIDA

Com audiência surpreendente, Lista Negra é renovada para a 10ª temporada

Drama policial chega à marca simbólica superando obstáculos

Publicado em 23/02/2022

A série Lista Negra foi renovada para a décima temporada, notícia dada pelo protagonista e produtor executivo do drama policial, James Spader, na noite de terça-feira (22) durante entrevista ao programa The Tonight Show com Jimmy Fallon. A atração, que flerta com o cancelamento há quatro anos, tem registrado uma audiência surpreendente.

Segundo dados da NBC, a rede que exibe a série nos Estados Unidos, a atual nona temporada de Lista Negra alcançou 22 milhões de espectadores, seja na programação linear (“ao vivo” na TV) ou em plataformas digitais.

Na métrica mais usada para medir o sucesso de público de uma atração, audiência na TV “ao vivo” mais sete dias gravada, Lista Negra tem média de 5,05 milhões de telespectadores por episódio. E quando somadas as performances em plataformas digitais e streamings, a conta se aproxima das 10 milhões de pessoas. Além disso, nos EUA, o drama tem bom desempenho na Netflix.

Superando obstáculos

Lista Negra passou sufoco principalmente em 2018, quando por pouco não foi cancelada. Desde então, a cada ciclo a série escapa do corte e segue em frente. Ela, de certa forma, foi beneficiada pela pandemia de Covid-19. Isso porque o surto viral bagunçou o mundo do entretenimento e complicou as gravações de novas séries. 

Assim, foi melhor para as redes e produtoras continuar com séries veteranas no ar, embora sem o sucesso do passado, do que apostar em atrações novatas por ser complicado conseguir engajamento logo de cara. A taxa de cancelamentos diminuiu na TV aberta americana nos últimos dois anos, assim como a encomenda de novas séries, consequentemente.

E Lista Negra superou duas baixas importantes: as saídas de Megan Boone, protagonista ao lado de Spader, e de Jon Bokenkamp, o criador da trama, antes da atual nona temporada.

O drama policial deu um salto no tempo de dois anos. O Red (Spader) está desaparecido e os membros da força-tarefa do FBI, a polícia federal americana, se separaram. Eles voltam a se reunir, porém, empenhados no único objetivo de capturar os nomes restantes na lista negra.

No Brasil, Lista Negra chega com episódios inéditos no canal pago AXN é faz parte da programação da Globo e da Band (no ar aos sábados), na TV aberta. No streaming, a série está disponível na Netflix (sete temporadas).


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade