Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
DIVISÃO TERRITORIAL

Saiba o que é Partilha da Índia, evento histórico citado em Ms. Marvel

Série do Disney+ focada em família paquistanesa apresenta com frequência esse acontecimento

Publicado em 22/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Série do Disney+ que traz para o centro do entretenimento a cultura paquistanesa, Ms. Marvel é muito feliz na abordagem de assuntos raros de serem vistos em Hollywood, como destrinchar a fé muçulmana, apresentando ritos e costumes. Dentro desse contexto, um evento histórico é citado com muita frequência durante os episódios, chamado de Partilha da Índia (Partition), pouco conhecido pelo povo do ocidente.

A protagonista da série, Kamala Khan (Iman Vellani), é filha de imigrantes paquistaneses. Os pais da garota chegaram aos Estados Unidos anos após a Partilha, se estabelecendo na Costa Leste do país, na cidade de Jersey (Estado de New Jersey).

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

No segundo episódio, o pai de Kamala, Yusuf (Mohan Kapur), dá um panorama desse evento trágico:Toda família paquistanesa tem uma história sobre a Partilha. E nenhuma delas é boa.”

Divisão de território

Em 1947, a Índia se tornou independente, deixando de ser colônia do Reino Unido. Veio dos britânicos a ideia de dividir o vasto território, separando a população usando o critério da religião. Quem era hindu ficaria na Índia. Os muçulmanos formariam o Paquistão. A cisão provocou conflitos que perduram até os dias de hoje.

Isso porque houve um movimento de pessoas único, uma das maiores ondas migratórias da história da humanidade. Cerca de 15 milhões de pessoas saíram dos seus respectivos lugares naturais buscando um lar no território em que foram forçadas a viver (muçulmanos deixando a Índia e chegando no Paquistão, hindus fazendo o caminho contrário).

O resultado disso foram confrontos violentos e muitas mortes. Mulheres, em particular, sofreram mais no meio do caos incontrolável, sendo violentadas, estupradas e sequestradas.

A hostilidade entre Índia e Paquistão não cessa e só cresce. Desde 1947, várias guerras foram travadas entre as nações, com a disputa territorial prevalecendo entre os motivos dos embates. Parte da população imigrou para outros países, procurando refúgio.

Em Ms. Marvel, Kamala Khan se dedica a conhecer mais sobre a origem da família, o que a leva a colher mais informações sobre a Partilha, ouvindo relatos de pessoas que estiveram por lá nos momentos de tensão, inclusive.

O público da série ganha com isso ao aprender um tema importante e que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, fruto da importância de se ter na tela produções calcadas na diversidade e representatividade. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....