perdeu espaço

Vera Fischer confessa frustração com a Globo: “Mulheres mais velhas não têm personagens importantes”

Atriz viu vínculo com a emissora chegar ao fim em 2020

Publicado em 15/07/2023

Após 43 anos de dedicação à Globo, onde acumulou protagonistas e papéis memoráveis, Vera Fischer viu seu vínculo com a emissora chegar ao fim em 2020. Na época, com 68 anos, a renomada atriz sentia que estava perdendo espaço na televisão, ao mesmo tempo em que ainda dependia da aprovação da emissora para atuar em filmes ou peças de teatro. O término do contrato foi, também, um presente para ela, pois saiu da tutela da empresa e pôde retomar papéis relevantes em outras mídias.

Em entrevista ao Zero Hora, ela, que está com 71 anos, refletiu sobre sua trajetória na Globo, onde ingressou aos 26 anos. “Eu não podia fazer nenhuma outra coisa que a Globo não permitisse, entendeu? É natural pra todos os atores contratados da Globo. Fiquei 45 anos assim e nos últimos anos eu já não estava achando mais interessante os personagens que me ofereciam”, disse.

Chiara (Vera Fischer) em Caminho das índias
Chiara Vera Fischer em Caminho das índias

E completou: “Não sei se é uma questão de idade, mas as mulheres mais velhas não têm personagens importantes, pelo menos na televisão. E isso já está acontecendo há alguns anos. Mas a gente sempre consegue fazer um trabalho belíssimo no teatro e no cinema, e consegue também fazer na televisão. Mas tem de lutar muito, porque eles estão colocando cada vez gente mais jovem pra substituir os mais velhos”.

A decisão da Globo de encerrar o contrato coincidiu com o momento mais crítico da pandemia de Covid-19 e com o aniversário de 70 anos de Vera Fischer. Segundo a atriz, esses três eventos marcantes viraram sua vida de cabeça para baixo. “Acho que a gente não tem mais que fazer o que os outros querem que a gente faça. A gente tem de fazer o que a gente quer fazer. Temos de respeitar as nossas vontades, as nossas limitações. A gente tem de se surpreender com a gente mesmo. Isso foi muito significativo pra mim. Foi muito rico, entendeu?”, avaliou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade