ÍCONES

Série documental Tributo homenageia Manoel Carlos e Lima Duarte em novos episódios

O Original Globoplay dedicado ao dramaturgo Manoel Carlos estreia nesta quinta-feira (14) e o longa sobre o ator Lima Duarte chega ao streaming no dia 29

Publicado em 14/03/2024

Nesta quinta-feira (14), a série documental Tributo, Original Globoplay, homenageia Manoel Carlos, um dos novelistas mais aclamados de toda a história da teledramaturgia nacional. Já no dia 29 de março, será lançado o filme em homenagem ao ator Lima Duarte, um dos maiores nomes da atuação brasileira e que esteve presente no elenco Sua Vida me Pertence, primeira novela transmitida no país.

Manoel Carlos Gonçalves de Almeida é considerado um dos grandes novelistas da televisão brasileira. Antes de se tornar um autor consagrado, ele já havia experimentado diversas outras funções: também foi ator, produtor e diretor. Criador das inesquecíveis Helenas, no longa sobre sua vida e obra o autor prefere que seus intérpretes, diretores e fãs assumam a narrativa. Em Tributo – Manoel Carlos, estrelas como Tony Ramos, Christiane Torloni, Vera Holtz, Taís Araujo, Regiane Alves e Carolina Dieckmann relembram experiências nas novelas do autor e o impacto que seus personagens provocaram no país.

Conhecido por sua capacidade de retratar situações do cotidiano com extrema sensibilidade, Maneco assinou as tramas Baila Comigo (1981), Felicidade (1991), História de Amor (1995), Por Amor (1997), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006), Viver a Vida (2009), Em Família (2014), entre tantas outras. 

Já no dia 29, é a vez de celebrar mais um ano de Ariclenes Venâncio Martins, mais conhecido como Lima Duarte, com a chegada no Globoplay do longa que narra sua trajetória de vida e profissão. Ele iniciou a carreira como operador de som em rádio e esteve na cerimônia de inauguração da TV Tupi, em 1950. No ano seguinte, trabalhou em Sua Vida me Pertence, primeira novela da televisão brasileira. Desde então, colecionou personagens memoráveis como Zeca Diabo de O Bem-Amado (1973); Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro (1985); e Sassá Mutema, de O Salvador da Pátria (1988). 

Em ‘Tributo – Lima Duarte’, o próprio artista recorda histórias marcantes, guiando o público pelos arredores de sua propriedade em Indaiatuba, São Paulo. Em meio a lembranças da família e de trabalhos inesquecíveis, o veterano recebe a visita de Sergio Guizé. 

E para mergulhar na vida de outros grandes nomes da teledramaturgia nacional, já estão disponíveis com exclusividade no Globoplay os episódios dedicados à Lea Garcia, Ary Fontura, Laura Cardoso e Zezé Motta, com trajetórias que se confundem com a história da televisão no Brasil. Tributo é uma série Original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich; direção artística de Antonia Prado; direção de Matheus Malafaia; direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni.   

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade