DIA DA MULHER

Zezé Motta e Laura Cardoso recebem homenagem na série Tributo, nova produção Globoplay

Episódios serão disponibilizados no streaming no dia 8 de março

Publicado em 07/03/2024

Nesta sexta-feira (8), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, dois grandes nomes expoentes da arte nacional ganham homenagem no Globoplay: Zezé Motta e Laura Cardoso. As artistas estrelam a série original Globoplay, Tributo. O projeto traz um olhar em primeira pessoa sobre o legado de artistas apaixonados por seu ofício. São oito homenageados, cujas trajetórias profissionais se confundem intensamente com a própria história da televisão no país e deixam marcas profundas na cultura da nossa sociedade.

Zezé Motta compartilha a paixão pelo canto e atuação, que surgiu ainda na adolescência. A veterana abre a intimidade para Taís Araujo, ressaltando a luta pelo protagonismo negro. Filha de um músico e de uma estilista, Maria José Motta nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1944. Estudou em colégio interno até os 12 anos, onde já demonstrava seus dons para o canto e as artes cênicas. Em 1968, estreou profissionalmente no teatro no coro de Roda Viva’ e na TV na novela Beto Rockfeller. Oito anos depois, Zezé ganhou projeção internacional ao viver a protagonista do filme Xica da Silva, de Cacá Diegues. Além da carreira no audiovisual, ela também se destacou pela trajetória como cantora. 

Multifacetada, Zezé admite que recebeu o convite para a série com surpresa. “Confesso que fiquei meio sem entender. A gente, na verdade, nunca se dá conta de certas coisas, sabe? Depois parei para pensar: eu sou da década de 1940. São 55 anos de carreira, estreei na ditadura e tenho mais de 70 filmes no currículo! As pessoas na rua me tratam, às vezes, como uma entidade. Aí cheguei à conclusão de que talvez, realmente, minha vida seja interessante para ser contada. Eu me senti feliz, honrada, respeitada”, comenta.

Da infância humilde em um tradicional bairro de São Paulo à entrada na televisão, Laura Cardoso se reencontra com a atriz Dira Paes e recebe depoimentos de diversos colegas no documentário. Filha dos imigrantes portugueses, foi batizada Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni na cidade de São Paulo, em 1927. Ao completar 15 anos, começou a carreira de atriz de radionovelas. Estreou na Globo em 1981 e já contabiliza diversos prêmios e mais de 50 personagens em projetos na TV, no cinema e no teatro. 

A oportunidade de resgatar memórias é celebrada por Laura Cardoso. “Foram lembranças maravilhosas, encontros com lugares e pessoas que passaram pela minha vida. Eu amei! Gostei de ver estes lugares, minha escola, a rua em que brinquei… Espero que esse episódio transmita toda minha emoção para quem o assista”, instiga.   

Tributo é uma série original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich; direção artística de Antonia Prado; direção de Matheus Malafaia; direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni.   

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade