Polêmica!

Rodrigo Faro se desculpa por ato racista em dinâmica da discórdia envolvendo André Marinho

O cantor foi representado em quadro que retrata o período em que os negros foram escravizados no Brasil

Publicado em 21/11/2022

No Hora do Faro deste domingo (20), Rodrigo Faro fez um pronunciamento sobre o ato racista em um jogo da discórdia envolvendo André Marinho após a situação ser criticada pela equipe e esposa do cantor, Drika Marinho.

O caso aconteceu na interação do apresentador com os peões confinados em A Fazenda 14 na sexta-feira (11), quando os competidores participaram de uma dinâmica de apontamentos, na qual foram representados em famosas pinturas, no caso de André a obra escolhida foi O Lavrador de Café, de Cândido Portinari. Criada em 1934, a tela representa a dura realidade dos negros que por séculos foram escravizados no Brasil.

Antes de começar o jogo da semana, Faro chamou a atenção do público para se desculpar sobre o ocorrido. Confira o pronunciamento completo:

“Somente depois de alertados a gente observou que, como sinalizado no site do MASP, as simbologias e leituras que revestem a representação dessa obra, elas são ambíguas. Nós entendemos o motivo real da atividade ter sido lida por algumas pessoas como um ato de conotação racista, mesmo não sendo essa a intenção da nossa equipe. Nós compreendemos as razões de todos que se sentiram ofendidos. Nós lamentamos e nos desculpamos pela falta de bom senso em escolher justamente o André para representar a obra citada.

Aqui, todas as raças, todos os credos e gêneros sempre tiveram e terão lugar de fala. Enquanto nós, brancos, não aprendermos sobre as questões raciais do nosso país, enquanto nós não nos letrarmos racialmente, a gente vai continuar sendo fiéis reprodutores do racismo estrutural no nosso país. Então em meu nome e em nome da minha equipe, eu quero reiterar as desculpas pelo constrangimento importo ao André Marinho, à sua esposa Drika, aos seus filhos e a toda à comunidade preta brasileira”, disse Rodrigo Faro.

Rodrigo Faro avisou ainda que não poderia conversar com André Marinho, já que é um assunto externo e o peão segue no jogo, mas garantiu que vai se desculpar com o cantor assim que ele deixar A Fazenda 14.

Drika se manifesta após pedido de desculpas de Faro

Drika Marinho voltou a se manifestar nas redes sociais sobre o que ocorreu com seu marido, André Marinho, para agradecer o posicionamento de Rodrigo Faro no Hora do Faro de domingo (20).

“Agradecemos a postura e o pedido de desculpas do apresentador Rodrigo Faro e de toda sua equipe pela dinâmica que aconteceu semana passada e entendemos que não foi intencional, mas combater o racismo deve ser uma luta de todos!”, declarou a dançarina.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade