Roda Viva recebe o premiado escritor Itamar Vieira Júnior

Autor faturou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2020

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta segunda-feira (15), o Roda Viva recebe o escritor Itamar Vieira Júnior, autor do premiado romance Torto Arado. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição inédita vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2020, o livro também garantiu a Vieira Júnior, no ano passado, o Prêmio Oceanos, um dos mais importantes do mundo literário de língua portuguesa. Em 2018, ele já havia recebido o Prêmio Leya para romance.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Geógrafo, formado pela Universidade Federal da Bahia, onde também concluiu mestrado, Itamar é doutor em Estudos Técnicos e Africanos pela mesma UFB.

O livro Torto Arado é uma história passada no sertão da Chapada Diamantina, região que o autor percorreu inúmeras vezes, durante seus estudos para mestrado e doutorado. A obra retrata a dramática realidade vivida nos sertões, a seca, a violência contra as mulheres e as práticas escravocratas que permanecem nas relações de trabalho.

O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um: a revista dos livros; Adriana Ferreira Silva, editora executiva da revista Marie Claire; Márwio Câmara, escritor, jornalista, crítico literário e colaborador do jornal Rascunho; Yasmin Santos, editora assistente do Nexo Jornal e Renan Sukevicius, jornalista e podcaster no Finitude e na Rádio Novelo. E perguntas encaminhadas por vídeo pela Isabel Luca, jornalista e crítica literária, além da participação remota do cartunista Paulo Caruso.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio