Trunfo p/ audiência

Relembre personagens que, assim como Tereza Cristina, também escondiam segredos

Esconder segredo ao longo de uma trama é artifício comum em diversas telenovelas; relembre algumas

Publicado em 15/05/2020

No ar desde o último dia 23 de março, a edição especial de Fina Estampa, na TV Globo, tem deixado, novamente, milhões de telespectadores envolvidos com a trama de Aguinaldo Silva.

Tereza Cristina (Christiane Torloni), esposa de René (Dalton Vigh), é uma das personagens que mais desperta a curiosidade do público em relação às cenas dos próximos capítulos.

Na trama dirigida por Wolf Maya, a vilã esconde um segredo conhecido pela tia Iris (Eva Wilma), que a chantageia para conseguir dinheiro em troca de silêncio.

Tal segredo fará Tereza Cristina não medir esforços para escondê-lo. Tanto que a vilã já foi até capaz de matar quem tentou trazer a verdade à tona.

Tereza Cristina derruba mafioso da escada
Tereza Cristina derruba mafioso da escada (Divulgação).

O mistério, que será revelado apenas nos últimos capítulos da novela, diz respeito à filiação da megera, que é irmã de Álvaro (Wolf Maya) apenas por parte de pai, sendo fruto da relação do marido falecido de Íris com a própria irmã dela.

Segredos ‘cabeludos’ agitaram outras tramas da TV

Assim como Tereza Cristina, outros personagens, vilões ou não, também carregaram consigo ao longo dos folhetins segredos dos mais cabeludos possíveis, trunfo ideal para manter em alta a audiência.

Também criada pelo autor Aguinaldo Silva, Perpétua (Joana Fomm), vilã principal de Tieta (1989), manteve ao longo da trama algo escondido em uma caixa.

Perpétua Joana Fomm) com sua caixa misteriosa em Tieta
Perpétua Joana Fomm) com sua caixa misteriosa em Tieta (Foto: Divulgação/TV Globo)

A beata conservadora, que reprovava furiosamente o comportamento liberal da irmã Tieta (Betty Faria), armazenava, na verdade, o pênis do falecido marido, a quem guardou a novela toda por meio de suas vestes pretas.

Em Boogie Oogie, novela das 18h, de Rui Vilhena, exibida em 2014, outra vilã mantinha consigo mistérios. Carlota (Giulia Gam) reuniu os familiares em sua mansão, na reta final, para anunciar que ia embora e revelar o segredo que carregou ao longo da trama em relação a diamantes.

Giulia Gam como Carlota em Boogie Oogie
Giulia Gam como Carlota em Boogie Oogie (Foto: Raphael Dias/Gshow)

Depois de contar sobre seu relacionamento com Ivan (Paulo Boston), a madame apontou os motivos que a levaram a fugir do país, até que chegou ao ponto em que todos estavam interessados: os momentos que antecederam o episódio da boate Vogue.

A megera trouxe à tona que Ivan estava cansado de viver de pequenos golpes e decidiu partir para algo grandioso. Foi aí que ele começou a bolar o golpe de mestre.

Sua participação seria entrar no camarim de Carmem Miranda e distrair a camareira para roubar suas valiosas joias, mas nem tudo saiu conforme o planejado.

Violento, Ivan obrigou Carlota a ficar vigiando enquanto ele roubava e trocava as joias, que lhe foram entregues na sequencia. Neste momento, a Polícia chegou e em pânico, Carlota assistiu a Ivan sendo preso.

Aproveitando a confusão, ela fugiu sem nunca mais vê-lo. Já em casa, a megera percebeu que no saco do roubo só havia pulseiras e as verdadeiras joias não estavam lá.

Apavorada, ela se mudou de casa e depois, com a morte de Ivan, se mudou para Paris com o dinheiro de um dos diamantes. Com os pontos ligados, ela descobriu que Ivan havia escondido as verdadeiras joias e foi livrado pelo Corvo, bandido misterioso, que matou todos os envolvidos na situação atropelados, inclusive o próprio.

No último capítulo, Carlota deixa com Leonor (Rita Elmôr) uma carta contando seus crimes. Na noite do roubo dos diamantes, a vilã, na realidade, trocou as joias por falsas peças, tendo enterrado as originais no túmulo de Ivan e recuperando em sua cena final.

Gerson, personagem de Marcello Anthony em Passione (2010), novela das 21h de Silvio de Abreu, passou os capítulos escondendo algo que via em seu computador.

Gerson (Marcello Anthony) em Passione
Gerson (Marcello Anthony) em Passione (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ao final da trama,o público descobriu que o herdeiro dos Gouvêa, na realidade, era viciado em assistir cenas de sexo com sujeira, devido a um trauma sofrido quando criança por Valentina (Daisy Lúcidi), que era funcionária da mansão.

Outra personagem de Silvio de Abreu, Sandrinha (Adriana Esteves), de Torre de Babel (1998/21h) também guardou, em silêncio, um segredo. A filha de Clementino (Tony Ramos) foi a verdadeira responsável pela explosão do shopping,

Adriana Esteves como Sandrinha em Torre de Babel
Adriana Esteves como Sandrinha em Torre de Babel (Foto: Divulgação/TV Globo)

A verdade sobre o plano da garçonete só veio à tona após Luzineide (Eliane Costa), que passou a novela toda sem dizer uma só palavra, abrir a boca.

Em Celebridade (2003), trama também do horário nobre, de Gilberto Braga, a vilã Laura (Cláudia Abreu) traçou um plano para destruir Maria Clara (Malu Mader), infiltrando-se na vida da poderosa empresária como sua assistente.

Laura em chamada de relançamento da reprise de Celebridade na Globo
Laura em chamada de relançamento da reprise de Celebridade na Globo (Reprodução/Globo)

O que os telespectadores demoraram para descobrir é o segredo envolvido por trás deste desejo de destruição. A razão do ódio de Laura pela patroa é que ela é filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável.

Maria Clara, porém, sempre acreditou que a música Musa de Verão fora composta por seu ex-noivo Wagner em sua homenagem.

Em Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, reprisada recentemente no Vale a Pena Ver de Novo, quem mantinha um segredo era Adauto (Juliano Cazarré).

Adauto (Juliano Cazarré) e seu segredo em Avenida Brasil
Adauto (Juliano Cazarré) e seu segredo em Avenida Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

O jogador de futebol tinha um bloqueio ao entrar em campo, o que foi revelado na reta final da trama. O trauma do craque se devia ao fato de que quando era adolescente, ele chupava chupeta, hábito que afinal ele nunca conseguiu abandonar.

Eric (Mateus Solano), de Pega Pega (2017), também possuía um segredo do passado, revelado apenas na reta final. Tendo intrigado o público ao longo dos meses, o que o dono do Carioca Palace escondia e envolvia Maria Pia (Mariana Santos), sua fiel apaixonada é que a loira foi barriga de aluguel de sua falecida esposa para gerar Bebeth (Valentina Herszage).

Eric (Mateus Solano) de Pega Pega
Eric (Mateus Solano) em Pega Pega (Divulgação/TV Globo)

Fora da Globo, em Vidas em Jogo, novela de Cristiane Fridmann para a Record TV, em 2011, o telespectador descobriu no meio da trama que a doceira Augusta (Denise Del Vecchio) era, na realidade, uma mulher transexual.

Denise Del Vecchio como Augusta em Vidas em Jogo
Denise Del Vecchio como Augusta em Vidas em Jogo (Foto: Reprodução/Record TV)

O mistério que já intrigava vários personagens da história foi desvendado por Regina (Beth Goulart), sua rival, que deu com a língua nos dentes durante uma briga, matando a curiosidade de Raimundo (Rômulo Neto) e do público todo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade