Pereirão e Tereza

Relembre a história da novela Fina Estampa

Enredo é centrado em duas mulheres de personalidades opostas

Publicado em 23/03/2020

Nesta segunda-feira (16), a TV Globo anunciou que, com as gravações de suas produções inéditas suspensas por tempo indeterminado devido à pandemia de coronavírus, seus quatro horários noturnos de teledramaturgia diária serão temporariamente ocupados por reprises. Assim, Amor de Mãe sai do ar no sábado (21) e, a partir da segunda-feira (23) entra no ar na faixa das 21h a novela Fina Estampa, de Aguinaldo Silva. Relembre a história de Fina Estampa, exibida originalmente entre agosto de 2011 e março de 2012 no mesmo horário.

Duas mulheres bem diferentes protagonizam Fina Estampa

A história de Fina Estampa é centrada em duas mulheres de personalidades totalmente opostas. Griselda da Silva Pereira (Lília Cabral) é batalhadora, honesta, criou os filhos sem o marido, com o trabalho de “marido de aluguel” ao qual se lançou. Tereza Cristina de Siqueira Velmont (Christiane Torloni) é má, fútil, invejosa, possessiva e obcecada pelo marido René Velmont (Dalton Vigh). Chef de cozinha famoso, ele se encanta por Griselda ao conhecê-la. Não apenas porque seu casamento vai mal, mas porque Pereirão, como ela é conhecida, reúne todas as qualidades que ele gostaria de ter na esposa.

É claro que Tereza Cristina não deixa barato esse interesse do marido numa mulher como Griselda, o que para ela é o fim do mundo. E seu fiel escudeiro-escravo Crodoaldo Valério, ou apenas Crô (Marcelo Serrado), é um aliado na batalha para salvar o casamento. Crô é tio de Vanessa (Milena Toscano), que se envolve com René no decorrer da novela. Ele tem também um amante misterioso, do qual só vemos partes do corpo, nunca o rosto, até o final da história. Será um homem casado? O marido ou o genro da “Rainha do Nilo”, a patroa tão bajulada?

Os conflitos de Griselda e Tereza Cristina com os filhos

Como geralmente acontece em novelas, Fina Estampa une romanticamente os filhos de pessoas que se detestam. No caso, Antenor (Caio Castro), um dos filhos de Griselda, e Patrícia (Adriana Birolli), filha de Tereza Cristina. Os jovens se amam e estudam Medicina juntos na universidade. A ambição do rapaz e as desilusões da moça por pouco não os separam, além da oposição das mães.

Griselda também é mãe de Quinzé (Malvino Salvador), o mais velho, que trabalha no bar de Guaracy (Paulo Rocha), o Tupinambar. Abandonado pela mulher Teodora (Carolina Dieckmann), o rapaz criou com a ajuda da mãe o pequeno Quinzinho (Gabriel Pelícia). Todavia, o interesse em se dar bem com a fortuna de Griselda leva Teodora a se reaproximar de Quinzé e ameaçar levar o filho embora consigo. Wallace Mu (Dudu Azevedo), lutador de vale-tudo com o qual se envolvera, enfrenta problemas de saúde que impactam sua carreira nos tatames. De modo que eles acabam por separar-se.

A caçula é Amália (Sophie Charlotte), que se divide entre a venda de cosméticos, os cuidados com o sobrinho que adora e um caso de amor com o mau-caráter Rafael (Marco Pigossi), gerente da loja de peças de motocicletas cujo dono é Juan Guilherme (Carlos Casagrande). Zuleika (Juliana Knust), copeira da loja, é louca pelo gerente, mas ele não corresponde, o que provoca a ira da jovem.

A sorte sorri para Griselda

Griselda tem o hábito de jogar na loteria, e sempre a mesma combinação numérica. Água mole em pedra dura… Um dia, ela fatura um prêmio de 30 milhões de reais e muda de vida. Sai de sua humilde casa e vai morar num condomínio de luxo no Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca. O mesmo no qual moram os Siqueira Velmont. De maneira que as duas famílias se aproximam ainda mais.

Todavia, mesmo milionária Griselda não perde seus valores e sua essência humilde e honesta, ao passo que Tereza Cristina se configura numa assassina impiedosa, capaz de eliminar qualquer um que ameace a estabilidade de um grande segredo que ela esconde. Sua tia Íris (Eva Wilma) é uma das pessoas que conhecem a verdade, e por isso mesmo se vale do fato para arrancar dinheiro da sobrinha.

Depois de 15 anos ausente, mais ou menos na época em Griselda enriquece ressurge seu marido Pereirinha (José Mayer). Anteriormente ele havia desaparecido no mar, mas volta como se nada tivesse acontecido. Ele não se junta à família no Jardim Oceânico, mas fica na casa antiga, onde pretende encontrar um tesouro escondido. Só que ele e seu filho bastardo Enzo (Júlio Rocha) não sabem exatamente sequer o que devem procurar. Pereirinha acaba se envolvendo com Tereza Cristina; esta é motivada apenas pelo sentimento de vingança contra Griselda. Sendo ele inescrupuloso, não haveria casal mais perfeito, sem dúvida.

O segredo de Tereza Cristina

Afinal, qual é o grande segredo de Tereza Cristina, que a faz submeter-se às chantagens da tia Íris? Com tanta ojeriza à pobreza, Tereza Cristina veio dela. E não porque tenha enriquecido antes de se casar com René, antes fosse.

Ela na verdade não pertence à família Buarque de Siqueira, apenas Paulo (Dan Stulbach), que acredita ser irmão dela, é descendente legítimo do clã. Ela seria filha de Carlota Valdez, espanhola que trabalhou como empregada da família e terminou seus dias louca, internada num sanatório. Só que tudo isso é uma mentira inventada por Íris. A real origem de Tereza Cristina é sim entre a rica família, mas fruto de um adultério: seu pai era o marido de Íris, que traiu a esposa com a irmã dela. Álvaro (Wolf Maya), filho de Íris, é quem revela à verdade à prima, que é também sua irmã.

Para esconder a origem pobre e sem requinte que supunha ter, Tereza Cristina mata no decorrer de Fina Estampa. Marcela Coutinho (Suzana Pires), jornalista do Diário de Notícias, e Ferdinand (Carlos Machado), atleta de praia que se torna seu cúmplice ao assumir o cargo de chefe de segurança do condomínio onde a vilã e os Pereira vivem.

Outros personagens de destaque de Fina Estampa

Uma trama paralela de destaque na novela é a que envolve Paulo, o irmão de Tereza Cristina, sua esposa Esther (Júlia Lemmertz) e a médica Danielle Fraser (Renata Sorrah). Especialista em reprodução assistida, Danielle é procurada por Esther com uma nova esperança de enfim poder ser mãe. Paulo não faz nenhuma questão de ser pai, e os problemas do casamento ante a determinação de Esther levam-no a envolver-se com Vanessa.

Enquanto isso, o óvulo com o qual Danielle fecunda Esther gera um grande tormento para todos. A médica fecunda a paciente com um óvulo de Beatriz (Monique Alfradique), namorada de seu irmão Guilherme (Isio Ghelman), que morre. Beatriz entra numa batalha contra Danielle e Esther pela guarda da criança, no desejo de fazer valer seus direitos de mãe biológica.

Outro personagem que se sobressai é Baltazar (Alexandre Nero), motorista de Tereza Cristina. Machista e homofóbico, ele detesta Crô e trata muito mal a esposa, Celeste (Dira Paes). Os dois são pais de Solange (Carol Macedo), jovem que adora funk e engana o pai para poder “descer até o chão”. No decorrer da história Solange se envolve com (Guilherme Boury), amigo de Antenor.

Leandro (Rodrigo Simas) é um adolescente mau-caráter, que é usado por Rafael em seus malfeitos na loja. Para desespero de sua mãe, Dagmar (Cris Vianna), que o criou sozinha e sofre com seu comportamento. Apenas o esporte dá motivação a Leandro para deixar o crime de lado. Wallace Mu, após se separar de Teodora, acaba por se envolver com Dagmar ao treinar o jovem em vale-tudo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade