no mais você

Preta Gil relembra momento delicado em meio ao tratamento de câncer: “Muito complicado”

Cantora teve um infecção generalizada enquanto passava pelo tratamento de quimioterapia

Publicado em 06/06/2023

Na manhã desta terça-feira (6/6), Preta Gil foi convidada do programa Mais Você. Durante o papo com Ana Maria Braga, a cantora deu detalhes de seu tratamento contra o câncer no intestino, diagnosticado há seis meses.

Ela falou sobre um dos momentos mais delicados dessa jornada contra a doença, quando enfrentou uma infecção generalizada enquanto passava pelo tratamento de quimioterapia. Ela contou que seus pulmões foram afetados por uma pneumonia grave, e que seu pâncreas e fígado enfrentaram uma pancreatite severa.

Foi um momento muito complicado essa primeira fase, eu tive septicemia, uma infecção generalizada. Normalmente uma bactéria entra em nosso organismo, essas bactérias estão em nossa pele, nosso organismo tem muitas bactérias, mas essa especificamente entra na corrente sanguínea e causa um estrago”, disse ela.

A cantora também falou sobre a baixa imunidade enfrentada por pacientes com câncer e explicou como a queda na resistência pode aumentar o risco de infecções graves, como a septicemia. Preta disse ainda que, ao compartilhar sua própria experiência, percebeu que essa complicação é mais comum do que ela imaginava.

Muita gente comenta comigo na internet, é mais comum do que eu imaginava, a septicemia, a infecção. O meu foi através do cateter que eu usava para fazer a quimioterapia, a bactéria se alojou nele”, recordou.

No quinto ciclo de tratamento, a cantora começou a experimentar um declínio em sua condição de saúde. Percebendo os sinais preocupantes, o assistente de seu médico decidiu que a melhor opção era a internação.

Fiquei 12 dias em uma cama sem poder levantar, tomando banho no leito, lavando o cabelo no leito”, contou Preta Gil, que ressaltou os cuidados que recebeu dos profissionais da saúde. “Eles cuidam com otimismo, não têm olhar de pena. Isso é algo que nos abala muito, quando a pessoa olha com pena”, disse.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade