PRIMEIRA-DAMA

Nos Tempos do Imperador: Elisa Lynch, papel de Lana Rhodes, cavou a sepultura de Solano López

Personagem real marcou a história do Paraguai

Publicado em 08/11/2021

A atriz Lana Rhodes entrou em Nos Tempos do Imperador para dar vida à Elisa Lynch, esposa do general Solano López (Roberto Birindelli). Assim como muitas outras, essa personagem realmente existiu. Ela foi a primeira-dama do Paraguai, liderado por seu marido entre 1862 e 1870.

Há muita curiosidade sobre o que pode-se esperar de Elisa na novela das seis, afinal, uma das teorias envolvendo o estopim para a Guerra do Paraguai é que Solano López quis se vingar por não ter conseguido casar com Isabel (Giulia Gayoso). Desse modo, a liberdade poética dos autores pode encaminhar para uma trama que envolva ciúmes da esposa do ditador paraguaio ou algo do tipo.

Por ora, o que podemos ressaltar é que Elisa Lynch, de origem irlandesa, foi trazida para a América Latina pelo próprio militar, que prometeu transformá-la em Imperatriz. Moderna e atualizada, era adepta das táticas de guerra da época e por isso foi uma forte apoiadora do marido quando se iniciou a movimentação para a Guerra do Paraguai.

Determinadas fontes históricas garantem que Elisa era uma mulher de opinião forte e imponente, e no contexto dos conflitos, ficou responsável por todos os saques de altos valores. Outras, em maioria paraguaias, expressam gratidão à primeira-dama, caracterizada como alguém de grande bondade e que até mesmo liderava ações para ajudar as vítimas dos combates.

Mas uma das mais expressivas curiosidades envolvendo a personagem de Lana Rhodes em Nos Tempos do Imperador, é o fato dela ter cavado a própria sepultura de Solano López e de um dos filhos do casal. Para isso, ela teria contado com a ajuda da filha caçula. O general foi morto ao final da Guerra do Paraguai, em 1870, após ser perseguido e capturado pelas tropas brasileiras. Para muitos paraguaios Elisa Lynch é considerada heroína nacional.

Leia também: Ditador Solano López e a Guerra no Paraguai: como foi o conflito sangrento que Nos Tempos do Imperador vai mostrar

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade